Comunicação Alternativa

    Publicado por:  Maria do Socorro de Aguilar de Oliveira

Comunicação Alternativa

A Comunicação Alternativa (CA) é uma das áreas da Tecnologia Assistiva (TA) que atende pessoas sem fala ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar.

Refere-se a todas as formas de comunicação que possam complementar, suplementar e/ou substituir a fala, aumentando a interação comunicativa nos mais diversos ambientes. Envolve o uso de gestos, expressões faciais, símbolos gráficos (desenhos, gravuras e fotografias), objetos e sistemas de símbolos.

Em 2014 a Prefeitura Municipal de Curitiba implantou nas E.M.E.E o atendimento em Comunicação Alternativa. Profissionais que irão desenvolver o trabalho com a CA da RMC, as pedagogas das Escolas Especiais e a CANE, optaram pelo uso do sistema de símbolos PCS, um sistema gráfico visual que contém desenhos simples e permite ao usuário escolher o que mais se aproxima de seu contexto.

O Boardmaker, um software que auxilia na construção das pranchas de comunicação.

Existem etapas de aprendizagem destes símbolos, sendo: uso do objeto real, como miniaturas e brinquedos que envolvam as categorias abordadas, fotografias, desenhos coloridas, desenhos em preto e branco e, finalmente os símbolos gráficos.

A participação da família, dos professores e de todos que convivem com os alunos são fundamentais durante todo este processo.

Autor: Helena Wladimirna Antipoff, EMEE | Fonte: Professora Andreia
00045560.jpg
Comunicação Alternativa
1/6