Escola Municipal Rio Bonito, Escola Municipal

logo escola

Compreendendo os princípios estruturantes do sistema de numeração decimal

Publicado por:  Aparecida Abrao Machna

Para construir a aprendizagem dos números naturais com os estudantes de 2º ano, a professora Cristiane Rosa apresentou aos seus alunos um breve histórico de como o homem começou a perceber esta necessidade e passou a utilizar-se de elementos de apoio para contar e registrar a contagem.

Tendo como base a simbólica "casinha" da dezena e unidade, buscando a compreensão dos princípios estruturantes do sistema de numeração decimal, a professora propôs a construção dos números a partir de palitos de picolé, pois acredita que, com a manipulação de objetos é mais fácil chegar a abstração deste conhecimento.

Mesmo percebendo que é um processo moroso a professora Cristiane ficou feliz com o trabalho entendendo que, este é um tempo necessário e, é o melhor caminho para o sucesso na aprendizagem matemática.

Autor: Rio Bonito, EM | Fonte: Cristiane Rosa
números naturais