Complementação da SEP - Relacionando-se com o natural

    Publicado por:  Marianita Truch Klamas

No sábado, dia 26 de abril de 2014, o CMEI Vila Torres participou da Palestra de complementação da Semana de Estudos Pedagógicos. Buscando ampliar a formação profissional e considerando que a interação é a melhor prática desde a infância este momento, pleno de reflexão, foi realizado no CMEI Nely Almeida participando unido com equipe local. Houve uma surpresa muito especial no momento cultural e a palestra ministrada pela docente Francine Pereira de Araujo, que nos proporcionou a ampliação de olhares e perspectivas do vislumbre das Relações Naturais.

Após o acolhimento dado pelos diretores e pedagogos das duas instituições iniciamos o dia com o momento cultural de encanto e fábulas na contação de histórias da Bruxa da Casa Encantada situada no Bosque do Alemão, que nos hipnotizou com uma história dos Irmãos Grimm, “Os sete corvos”, que traz em si toda a sabedoria de um conto.

Por conseguinte iniciamos a palestra sobre as Práticas em Relações Naturais. A docente Francine Pereira Araujo cuidadosamente fez a junção da teoria apresentada pelo MEC, Diretrizes, estudiosos e pensadores com a prática que podemos conceber na Educação Infantil.

No intervalo aproveitamos para conhecer as colegas do CMEI Nely Almeida e desfrutar de um delicioso café comunitário. Neste espaço de tempo a docente organizou duas salas com materiais utilizados em atividades; folhas, diferentes tipos de “melecas” para berçário e maternal I, lupas, caixa de luz, matérias de largo alcance, dentre outros. As equipes observaram e exploram os materiais realizando suas hipóteses, assim como a criança, descobrindo que é pelo meio do experimentar e inventar que edificamos o conhecer.

Resgatar a curiosidade infantil pelo que há ao seu redor ou pelo o que tem de interesse no mundo é causar-lhe um encantamento, é cativar um cidadão para conhecer a si, ao outro e ao meio. Dar para a criança a palavra e deixar que ela se depare com situações problemas junto de um mediador é admitir que ela possa construir o que há no porvir. Sendo o natural apresentado na forma de relação, relação que se dá pelo comportamento humano com ambientes e fenômenos. 

Autor: Marianita Truch Klamas | Fonte: SEP 2014 e equipes CMEI Vila Torres e Nely Almeida
00034648.jpg
Unidos no pensar sobre a educação!
1/6