Competição Matemática nos 7ºanos do CAIC BN!

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Vocês já pensaram que a aula de Matemática pode ser divertida? Não??? Então venham conhecer o trabalho do Professor Anderson Santos Silva com os 7ºs anos A e B.

O conteúdo curricular trabalhado foi operação com números inteiros , adição e subtração. Para esta aula diferente o professor organizou os estudantes em duplas  e  preparou fichas com números positivos e negativos que estavam em uma urna.

Cada integrante da dupla sorteava um número. Os números sorteados pelas duplas eram registrados pelo professor em uma grande tabela no quadro negro e eram realizados os cálculos gerando números positivos ou negativos.  O professor Anderson aproveitou para trabalhar com os estudantes as aplicações práticas dos números inteiros principalmente no que diz respeito ao uso do dinheiro, pois números negativos podem implicar em dívida,"vermelho" números positivos em lucro ou "azul".

Após as rodadas dos sorteios chegou-se aos campeões, que foram aqueles que obtiveram maior saldo positivo. A brincadeira/aprendizagem teve premiações que incentivaram ainda mais os estudantes: o primeiro lugar recebeu uma caixinha de bis, o segundo 5 pontos na primeira avaliação de matemática e o terceiro: 3 pontos.

O professor Anderson que está há 3 anos em nossa escola contou à Página do CAIC que na graduação de Matemática teve um professor de Geometria Analítica que o inspirou muito pois incentivava  a criatividade no ensino da Matemática para que assim o aprendizado da disciplina se tornasse mais fácil.”Fazer quem não gosta, gostar”. A partir dos conteúdos curriculares de Matemática do 7º ano, o  professor Anderson procura na web jogos que possam ser adaptados á realidade de suas turmas.

Essa atividade terá continuidade, os estudantes brevemente estarão aprendendo multiplicação e divisão de números naturais também com uma atividade diferenciada e divertida que foi totalmente aprovada pelos estudantes: “a aula foi muito legal, teve mais interação com a turma e com o professor e nós aprendemos um novo jeito de fazer cálculos, o professor mostrou um novo jeito de aprender matemática” contou a Página do CAIC o estudante do 7ºA Israel de Souza Velasquio. Os estudantes Larissa Vitória,  Lhiedson Guilherme e Alice Domingues fizeram coro ao afirmar que foi uma aula muito legal e diferente, “deu pra aprender melhor e mais fácil, e aula passou voando!”

Para os estudantes Leandro Domingues, John Wesley, Paola Cristine e Thalita Santos do 7ºB a aula foi muito legal e eles conseguiram aprender a matéria nova de um jeito divertido. A estudante Thalita “gostaria que tivessem brincadeiras assim nas aulas de outras matérias”.

Convidamos os leitores da Página do CAIC a acompanharem as fotos produzidas pelos estudantes durante a aula. Temos certeza de que vocês também ficarão encantados com essa forma bacana de aprender matemática.

Parabéns professor Anderson por tornar a matemática mais acessível aos estudantes e de forma tão criativa!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Anderson Santos Silva
00059006.jpg
matemática
1/17