Compartilhando Propostas de Sucesso; Momento Formativo

Publicado por:  Miriam dos Santos de Lima

Nosso momento formativo começou com a leitura das metas que as professoras tinham proposto a si mesmas, no início do ano e realimentada na volta do recesso. Foi um momento de reflexão e orgulho do resultado alcançado!

A seguir as turmas começaram a compartilhar algumas propostas exitosas do ano de 2018.

A turma do pré 1 começou trazendo a evolução do percurso gráfico, a partir das observações e reflexões, percebeu-se a necessidade de investir nesta proposta e permitir que as crianças ao seu tempo fossem ampliando sua representação gráfica. As professoras enfatizaram o respeito ao tempo de cada criança, com uma apresentação rica, pesquisando sobre o desenvolvimento do desenho e sua importância na infância.

A turma do Maternal 1 foi representada pelas personagens Tina (Eliane) e Lili (Bárbara), que contaram suas experiências com a turminha que por muitas vezes visitaram. As crianças se desenvolvem integralmente por meio do lúdico, desenvolvido brilhantemente pelas professoras sensíveis e amorosas, que através das personagens trabalham várias propostas de forma agradável no faz de conta.

A turma do berçário 2 foi apresentada por meio de uma retrospectiva emocionante que arrancaram lágrimas das professoras sensíveis que desenvolvem esse trabalho com muito amor e dedicação. Os bebês que se sentem pertencentes da unidade, amam desenhar, se for com tinta então... empilham, criam laços afetivos com todos os profissionais ali presentes, brincam e brincam muito, resolvem desafios, vivenciam histórias em um faz de conta real para elas.

O pré 2 trouxe as peripécias de um esquilo que vem mexendo com a imaginação dos pequenos, esse personagem, que uma das crianças da turma, “viu” em uma árvore no CMEI, lá no mês de março desse ano, desde então vem fazendo parte da vida deles, opinando sobre os acontecimentos, por meio de cartas, vivendo com eles e instigando-os para ampliar ainda mais essa vivência. Até onde irá esse faz de conta? Até onde a imaginação nos levar...

A turma do pré único convidou as crianças para descobrir a natureza, que está presente em nossas vidas, mas nem sempre é percebida. As crianças não só são descobridoras da natureza, como estão aprendendo a amá-la, respeitá-la e como consequência cuidar dela, e ainda a serem pesquisadores. As propostas das professoras permitem que sejam pesquisadores e hoje? Tudo leva a um questionamento e a partir dele a buscar respostas.

Por fim, a turma do maternal 2 nos surpreendeu com sua curiosidade precoce pelas letras. As professoras ao perceberem o interesse, ofereceram certa resistência, mas se renderam ao querer das crianças e com orientação da pedagoga, desenvolveram brincadeiras com seus nomes e o resultado não poderia ser diferente, o sucesso.

Essa noite de sucesso e de muito orgulho para todas nós, profissionais do CMEI Dr, Arnaldo Carnasciali, ocorreu a partir da provocação de nossa excepcional pedagoga Rosane de Jesus, que com sua gentileza apoia a equipe, sustenta pedagogicamente, permitindo que todas alcancem seus objetivos com nossas crianças, sendo o principal deles, garantir os direitos de aprendizagens de acordo com a Base Nacional Comum Curricular: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Autor: Doutor Arnaldo Carnasciali, CMEI | Fonte: Equipe Pedagógica
00196453.jpg