Compartilhando experiências

    Publicado por:  Juliana Ferreira Mauricio

Compartilhando experiências

       No dia 20 de outubro as docentes do Centro Municipal de Educação Infantil Urano organizaram a mostra de trabalho das atividades desenvolvidas durante o ano letivo, diferente dos anos anteriores à exposição dos trabalhos trouxe como resultado o trabalho desenvolvido com obras literárias de alguns escritores, são eles Ana Maria Machado, Monteiro Lobato, Eva Furnari e os irmãos Grimm.

       O trabalho realizado com a turma do maternal voltou-se para o conhecimento das histórias clássicas dos contos de fada dos irmãos Grimm como João e Maria, Branca de Neve e os sete Anões, Cinderela, Chapeuzinho vermelho, entre outros. Resultando na confecção de brinquedos feitos com sucata como o lobo mau, desenhos, etc.

       As docentes do Pré I trabalharam com obras da Ana Maria Machado que envolveram o conhecimento de espaços entorno da unidade com um passeio a um salão de cabeleireiro, e também o reconhecimento, através de fotografias de espaços urbanos e não urbanos. As obras literárias oportunizaram o desenvolvimento de diversas atividades como a construção de um jogo com a ajuda das crianças e atividades diversas de desenhos com a utilização de riscantes diferentes.

        Na turma do Pré II A as crianças conheceram um pouco sobre as obras de Monteiro Lobato explorando principalmente as histórias do livro “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Realizaram a confecção de um livro com histórias criadas e ilustradas pelas crianças no qual as professoras tiveram o papel de escriba. As crianças também fizeram a receita do bolo de fubá da tia Anastácia, com a orientação e auxílio das professoras.

       A turma também explorou algumas espécies de insetos a partir da curiosidade das crianças, e recebe a visita do Lucas um colecionador de aranhas, que trouxe para a mostra uma tarântula e outras espécies de aranhas, uma experiência interessante que gerou muita curiosidade. A temática dos dinossauros também foi trabalhada e como resultado as crianças junto as docentes construíram um dinossauro feito sucata e papel o qual nomearam como Urano Rex.

         Na turma do Pré II B o trabalho com obras de Eva Furnari resultou na confecção de um livro ilustrado pelas crianças, guarda-chuvas personalizados como desenhos feitos pelas crianças, trabalhos com argilas para produção de chapéus de bruxas, entre outras atividades. Consideramos que os trabalhos apresentaram bom resultados e ampliaram o repertório literário das crianças. A equipe do CMEI Urano fica grata em poder compartilhar um pouco do nosso trabalho com a comunidade escolar.

Autor: Urano, CMEI | Fonte: Juliana Ferreira Maurício
00194923.jpg
foto m
1/20