Como uma criança pensa?
Quando perguntamos sobre o que pensam sobre o corpo humano, o que elas nos respondem?
Tendo por objetivos refletir sobre a estrutura externa do corpo humano: cabeça, pescoço, tronco, membros, reconhecendo e localizando estas estruturas, bem como fazendo as primeiras aproximações sobre os órgãos e funcionamento da estrutura interna do corpo e reconhecer as diferenças do ser humano, respeitando as individualidades de cada pessoa, é que as crianças do 1° ano D, no componente curricular de ciências, puderam expressar oralmente suas antecipações sobre o tema. Na roda de conversa a intenção foi que as crianças conversassem sobre as impressões gerais do grupo, sem correções da professora, mas com intervenções no sentido de formular perguntas que os fizessem pensar e contrapor pontos de vista, a partir do conhecimento prévio de cada um. As questões pontuadas pelas crianças foram registradas e serão investigadas por elas ao longo das aulas com o intuito de possibilitar descobertas e experimentações a partir das suas dúvidas e construir conceitos e aprendizagens sobre a temática.
Alguns comentários das crianças:
"Os pulmões são como bateria, deixam a gente respirando". (Larissa)
"Tem a garganta e tem um túnel que leva até a barriga. Tem um negócio que tira as partes ruins da comida e joga para ser o nosso cocô" (Larissa)
"Tem uma corda na boca pra gente falar bem" (Pedro Henrique) "São as cordas locais". (Flavia)
"O coração não é como a gente imagina." (Larissa)
Autor:
CEI Júlio Moreira, EM
|
Fonte:
Professora Viviane Alessi