Como surgem as borboletas? Pré 2A

    Publicado por:  Poliane Sieben dos Santos

Tudo começou quando, em um dia em que abrimos a sala pela manhã e nos deparamos com uma linda borboleta na janela. 

As crianças ficaram eufóricas, começaram a fazer várias perguntas, enquanto admiravam bem de perto a borboleta paradinha na janela, e assim surgiram várias perguntas: "Profe o que ela está fazendo?" "acho que está dormindo?", "Não! ela está descansando só...", "vamos fazer silêncio para não assustá- lá", "O que as borboletas comem?", "Comida?", "Qual tipo de comida", "acho que igual a nossa comida"," não! As borboletas comem folhas, frutinhas...", "será que ela dorme?", "não! ela está com o olho aberto, você não está vendo?" As perguntas e as curiosidades continuaram durante toda a manhã e a cada vez que estávamos no espaço externo entre as árvores, folhas, plantas dos jardins ou do nosso bosque. A partir daí deu-se início às pesquisas, com vídeos no Google, histórias... Para descobrirmos como surgem as borboletas? Após descobrirem o processo de transformação da vida de uma borboleta, chamado de Metamorfose, eles sempre estão à procura de uma borboleta ou uma lagarta. Registramos alguns momentos com as borboletas encontradas... Mas a lagarta foi bem difícil de encontrar, a primeira que encontramos morreu no fim de semana, foi grande a frustração. Pensando que talvez não fosse o tempo de lagartas, por que elas são da primavera, depois de mostrarmos todo o processo por vídeos, resolvemos fazer a atividade, em que recolheram folhas e gravetos, usamos também massinha de modelar para representar o processo de transformação das borboletas, eles amaram fazer e explicar aos pais o que aquela atividade representava.

Há poucos dia no bosque a Alice veio correndo e gritando com muita euforia, "Prof achei uma lagarta", fomos lá e recolhemos em um recipiente e a levamos para a sala. Explicamos a eles a importância de ter furinhos para ela respirar, colocamos água, e folhas da amoreira, mas percebemos que ela não comeu, então resolvemos colocar couve, ela amou... Seguimos investigando e as crianças todos os dias querem saber se vai demorar muito pra ela virar borboleta...

Enquanto isso, aguardamos ansiosos, em busca de mais experiências e conhecimentos sobre as borboletas, a natureza e sua diversidade.

O que as crianças aprendem com isso? Amor, carinho e cuidados. 

Autor: Poliane Sieben | Fonte: Prof Josiani e Regiane Moro
00413746.jpg
.
1/6