Estivemos em recesso escolar que ocorreu de 20 a 12.04, devido a pandemia do corona vírus. Retornamos o período letivo de forma remota, no dia 13 de abril.
Desde então a equipe se preocupa, reflete sobre seu papel e intenciona ações que nos aproximem de nossas crianças e seus familiares, a fim de estreitarmos e manter os vínculos já construídos e nos alimentarmos enquanto grupo, pois entendemos que a educação infantil só se faz no dia a dia, nas relações.
Formamos grupos de whatsapp por turma e um de facebook, a qual interagimos diariamente e também fazemos encontros semanais on line, via plataforma zoom.
Nos grupos nossas crianças interagem com as professoras, com os amigos da turma, e inclusive com amiguinhos novos que foram entrando na turma durante esse período de isolamento. Apresentam-se aos novos amigos, mandam fotos e dão as boas vindas. Mostram suas brincadeiras, brinquedos preferidos, mostram suas produções articuladas as proposta televisionada no caso dos pres e também das sugeridas pelas professoras. E ainda outras aprendizagens que vão surgindo em casa com seus familiares, ajudando na cozinha, na casa, lavando louça, plantando, tocando gaita e etc.
Os encontros on line são um encantamento, visualizar uns aos outros, mesmo que pequeninos pela telinha do computador ou celular é mágico... Quanta alegria nesses encontros semanais, que satisfação em ver nossos amores, quanta demonstração da saudade que sentimos uns dos outros, do carinho em nos vermos, da vontade de abraçar, da falta que fazemos uns para os outros, quantas palavras para compensar a distância, o isolamento, a falta que um abraço faz...
Quando nos vemos, vivemos e reconhecemos o valor do outro, do sujeito e a relação afetiva construída no CMEI Centro Civico. O coração até bate apertadinho, pela falta que sentimos uns dos outros, pela falta de estar no lugar onde nos sentimos bem, realizados e pertencentes...
Ah CMEI Centro Civico que falta você nos faz...
Logo, logo estaremos todos juntos novamente.
Até lá tentamos ser presente na ausência!
Autor:
Leslie Claus Hartin
|
Fonte:
CMEI Centro Cívico