Comissão de Educação Integral do Conselho Municipal de Educação de Curitiba se reúne com Gerência de Educação Integral da Secretaria Municipal da Educação

Publicado por:  Silvana Cordeiro de Mello

O 10.º Encontro da Comissão Temporária de Educação Integral – CEDIN do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME aconteceu no dia 25 de novembro, na sede do CME. O encontro, previsto em calendário anual contou com a presença das integrantes da Comissão e das profissionais da Gerência de Educação Integral da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, Adriane de Fátima Seretnei Farion, gerente da Educação Integral, Ana Cristina Figueiredo dos Reis, pedagoga e Karina Lucia de Freitas Vassoler, coordenadora do Programa Mais Educação na SME e  participante do Comitê de Análise e Aprovação do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE – Interativo.

O objetivo do encontro foi a discussão sobre a temática da educação integral, a partir da minuta do documento em elaboração pela Comissão de Educação Integral do CME - CEDIN, de Normas e Princípios para organização da Educação integral nas Instituições de Educação e Ensino do SISMEN.

A Comissão explanou os aspectos relevantes do texto da minuta e a metodologia adotada para dinamização da construção do documento. A coordenadora da Comissão, professora Marlene Aparecida Comin de Araújo salientou que a metodologia de trabalho utilizada para a produção do documento é a construção coletiva, que é um processo reflexivo por natureza, remetendo a discussões e constantes pesquisas. Enfatizou que a preocupação da Comissão é que o documento possa ser adequado à realidade e especificidade das instituições de educação e ensino que compõem o Sistema Municipal de Ensino – SISMEN.

A Gerência de Educação Integral apresentou para a Comissão o  documento preliminar intitulado "Orientações de Funcionamento da Educação Integral da SME", para contribuições, e divulgou o evento “Encontros para análise do Currículo do Ensino Fundamental” que ocorrerá no Centro de Formação Continuada da SME, de 30.11 a 04.12.15, envolvendo todas as áreas do conhecimento e a educação integral. Nesse encontro será demonstrado o documento preliminar do Currículo da Rede Municipal de Ensino de Curitiba em discussão, que trata da Educação Integral e suas Práticas Educativas.

Autor: CME | Fonte: CME
CEDIN e SME