Comemorando o dia das Cidades Educadoras

    Publicado por:  Sthefani Fernanda da Silva Lopes

No dia 30 de novembro comemora-se o dia das Cidades Educadoras, celebração internacional que “tem como objetivo criar consciência sobre a importância da educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais para a destacar como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social” (NRE-BV, Curitiba, 2021 – apud Fonte: Associação Internacional das Cidades Educadoras). Neste mesmo dia, em 1990 foi proclamada em Barcelona, durante o primeiro Congresso Internacional das Cidades Educadoras a Carta das Cidades Educadoras.

Curitiba é umas das muitas cidades que assumiu esse compromisso, sendo, portanto um local que valoriza a educação para melhorar a vida de seus habitantes. Assim, nos últimos dias, organizamos em nosso CMEI, propostas direcionadas com as crianças sobre esta temática.

A turma do Berçário II realizou um “tour” pelo Bosque Alemão, a partir de imagens trazidas pelas professoras. Neste parque, há a Casa da Bruxa onde realizam-se contações de histórias para o público infantil. Pensando nisso uma das professoras fantasiou-se de bruxa e realizou uma contação para as crianças. Foi um lindo momento de encantamento e alegria.

A turma do Maternal II assistiu a um vídeo sobre os pontos turísticos da cidade de Curitiba, e realizou uma conversa sobre estes pontos. Na sequência, brincaram com um jogo da memória com imagens de pontos turísticos da cidade, e por fim realizaram um desenho do ponto turístico que mais gostaram.

Na turma do Pré I, as crianças observaram as imagens do livro Curitiba-Brasil, de Carlos Renato Fernandes e a partir disso escolheram um dos pontos turísticos para realizar um desenho de observação. Envolvendo as famílias nessa proposta, os pais foram desafiados a descobrir qual ponto turístico seu (sua) filho (a) havia desenhado. Esse momento entre crianças, famílias e CMEI foi muito interessante, divertido e rendeu boas conversas. Destaca-se a expectativa que as crianças estavam para que seus familiares conseguissem adivinhar seus desenhos.

            O Pré II A também observou as imagens presentes no livro Curitiba-Brasil, de Carlos Renato Fernandes, realizou alguns desenhos dos pontos turísticos e com eles criaram um jogo de percurso com o tema “A Viagem Pela Cidade de Curitiba”. Depois de finalizado, as crianças se divertiram jogando e aprendendo mais sobre nossa Cidade.

A turma do Pré II B assistiu um vídeo dos pontos turísticos de Curitiba, realizaram um conversa e escolheram um dos que mais gostaram ou que gostariam de visitar para desenhar, finalizando a produção com a frase do motivo de sua escolha.

E assim, o CMEI Vila Califórnia comemorou o Dia Das Cidades Educadoras.

Autor: Rozane Barros e Sthefani Lopes | Fonte: CMEI Vila Califórnia
00324024.jpg
Cidades Educadoras - BII
1/20