Comemoração do Aniversário de Curitiba e Lançamento do Programa Conhecimento em Linhas

Publicado por:  Vanessa Alves de Oliveira

No dia 29 de março de 2017, comemoramos 324 anos de nossa amada Curitiba, uma cidade encantadora, com seus parques, museus, praças, ruas e pessoas, cada um com sua particularidade que faz parte da história da capital do Paraná.

A cerimônia começou com o Hino de Curitiba tocado pela Banda Lyra, comandada pelo maestro Ademir Nelson Pereira da Silva, em seguida o prefeito Rafael Greca instalou a estátua do Cacique Tindiquera,o cacique que deu origem ao nome de Curitiba, Coré tuba, aqui muito pinhão, em frente à Catedral Basílica Nossa Senhora Da Luz dos Pinhais. A estátua, confeccionada pelo escultor Elvo Benito Damo.

Culminando com o evento houve o lançamento do Programa Linhas do Conhecimento, programa de ampliação cultural a partir do currículo da educação básica na rede municipal. É um programa intersetorial (envolvendo várias secretarias) que prevê, até 2020, a criação de sete linhas, conforme a adesão de outras secretarias: linhas do Cuidado, da Vida, da Arte, da Ecologia, do Movimento, do Urbanismo, do Turismo, todas associadas à sustentabilidade e à cultura digital.

A meta é expandir as possibilidades de trabalhar temas do currículo, com aulas de campo presenciais e à distância, no entorno e na região da unidade, além de conteúdos que possam ser explorados no ambiente virtual de aprendizagem.

As aulas de campo (de rota ou locais) terão a análise, orientação e o acompanhamento de equipes do núcleos regionais de ensino e da Secretaria da Educação, a partir do currículo de cada turma.

O Prefeito deu a aula magna deste Programa, contando para alunos das Escolas Municipais Eny Caldeira e CEI Doutel de Andrade, um pouco da história da Catedral que esta diretamente ligada à história de Curitiba. Os estudantes ficaram encantados com a grandiosidade do local e com a riqueza da aula, contada com detalhes minuciosos sobre a fundação de Capital.

Autor: Mere Helen Bezerra Rocha Alves | Fonte: NRE Matriz
LANÇAMENTO DO PROGRAMA CONHECIMENTO EM LINHAS