Comemoração ao Dia Nacional da Matemática na Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Estudantes da Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna celebraram, na tarde da última segunda-feira (06/05), o Dia Nacional da Matemática. Indicada pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e instituída pela Lei Federal n.° 12.835 de 26 de junho de 2013, a data comemorativa é alusiva ao nascimento de Julio Cesar de Mello e Souza (1895-1974), o professor carioca que ficou conhecido no mundo todo pelo heterônimo Malba Tahan, com o qual assinou mais de 100 livros sobre cultura, história e didática da Matemática.

Escritor deveras criativo, sua obra mais conhecida é "O homem que calculava", um romance que narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir, na Bagdá do século XIII. Em sala de aula, o professor Julio Cesar adorava elaborar enigmas em sala de aula para iniciar suas explicações. Ele revolucionou a maneira como os professores ensinavam, criando formas inteiramente novas e cativantes de transmitir a disciplina. O “Método dos jograis” é um bom exemplo de suas invenções didáticas.

 

Desde a  criação da data, instituições de ensino de todo o Brasil aproveitam esse dia para realizar eventos e divulgar as contribuições da Matemática como área do conhecimento humano e a história dessa ciência e suas aplicações no mundo contemporâneo. Na Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna não foi diferente: com entusiasmo, as professoras Ana Cristina Tormen, Ana Paula Woncce, Daniella Furlin Walesco, Jane Tesser, Joice Salete Silvério, Renata Pavoni e Rute Paiva e os estudantes dos 3° anos, mostraram como se aprende matemática, retratando as práticas cotidianas da sala de aula por meio de um circuito de jogos e desafios matemáticos. A professora Joice, caracterizada com traje árabe, expôs as principais obras de Malba Tahan e animou os estudantes em todo o circuito matemático.

 

Ediana, a Boneca dos Desafios do Núcleo Regional da Educação Boa Vista, participou ativamente da realização das atividades. Na companhia dos estudantes, ela apreendeu os conhecimentos matemáticos em suas diferentes manifestações por meio de jogos como Ábaco, Torre de Hanói, Tangran, Xadrez, entre outros. As gincanas promovidas pelas professoras no Dia Nacional da Matemática evidenciou aos estudantes que a resolução de desafios matemáticos pode ocorrer de forma lúdica e divertida!

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: SBEM, EM Julia Amaral Di Lenna e NRE Boa Vista
00213425.jpg
Comemoração ao Dia Nacional da Matemática na Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna
1/11