Com live sobre educação remota, Curitiba participa do Encontro Mundial

    Publicado por:  Maria Duarte

Curitiba participou, nesta segunda-feira (30/11), do Encontro Mundial em comemoração ao Dia Internacional da Cidade Educadora: 30 anos transformando cidades e pessoas para um mundo melhor. Cada uma das 500 cidades envolvidas, em mais de 30 países, realizou debates on-line com temas relativos à educação.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, falou sobre "Curitiba, cidade educadora em tempos de covid-19". Ela destacou o modelo de educação à distância, com videoaulas, adotado pela rede municipal de ensino desde 13 de abril.

O conteúdo, elaborado a partir do currículo da rede municipal de ensino, está disponível na TV aberta e em canal próprio no YouTube.

"É um modelo que valoriza o estudante, as aulas são elaboradas pela nossa equipe de profissionais e fica disponível para as famílias. Além das videoaulas, crianças e estudantes recebem atividades pedagógicas elaboradas pelos professores", explicou Maria Sílvia.

A transmissão é pelos canais 9.2 UHF da TV Paraná Turismo e 4.2 Rede Massa em Curitiba, das 8h às 21h, e pelo canal TV Escola Curitiba.

Desde a estreia, em 13 de abril, já são mais de 27,7 milhões de visualizações e 112 mil inscritos no canal.

Além de acompanhar as videoaulas, as crianças e estudantes precisam realizar as atividades pedagógicas propostas neste período pela rede pública e que são disponibilizadas a cada 15 dias nas unidades.

Estão disponíveis propostas da educação infantil e videoaulas de matemática, língua portuguesa, robótica, geografia, educação física, arte, ciências, história, ensino religioso, práticas da educação integral, literatura, direitos humanos e família, programa Linhas do Conhecimento, Curitibinhas Poliglotas, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Aos sábados, são veiculadas aulas com adequação metodológica com intérprete de Libras.

Participaram da mesa-redonda com a secretária a professora Simone Zampier, diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria da Educação; o professor doutor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Alceli Ribeiro Alves e o gestor executivo das Cidades Educadoras, Nelson Bucker.

Associadas

Este ano marca o aniversário de 30 anos da proclamação da Carta das Cidades Educadoras, documento fundador desse movimento internacional que coloca a educação como vetor de transformação social e melhoria da vida comunitária.

Curitiba integra oficialmente o seleto grupo de Cidades Educadoras desde novembro de 2019. No Brasil, são 20 participantes. Curitiba é a única cidade do Paraná a integrar o grupo.

Na prática, a adesão significa que Curitiba está comprometida em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os seus habitantes. O órgão responsável pelo processo de integração e efetiva participação do município como membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) será a Secretaria Municipal da Educação.

"O fato de termos esse título é uma consequência do nosso trabalho", frisou Maria Sílvia.

Autor: SME | Fonte: SME
00283437.jpg
Com live sobre educação remota, Curitiba participa do Encontro Mundial
1/1