CMEI Vila Osternack inaugura Jardim de Mel

Publicado por:  Dayanne Fabrili Gomes de O. Adams Evangelista

Aconteceu no último dia 20 a inauguração do Jardim de Mel do CMEI Vila Osternack, na Regional do Bairro Novo.

Durante todo o ano de 2019 as professoras do CMEI têm amarrado aos seus planejamentos questões de responsabilidade com a Agenda 2030, onde estão elencados os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável.

As diversas ações ocorridas no ano de 2019 têm como premissa desenvolver a consciência ecológica das crianças para uma vida de sustentabilidade no planeta.

Após algumas ações ocorridas durante o ano: plantio de horta, coleta de pilhas, plantio de árvores, conhecimento da fauna brasileira, coleta de óleo, chegou a vez da inauguração do Jardim de Mel. A iniciativa partiu da professora Jeanete que representou o CMEI num curso, trazendo o desafio da inauguração de um jardim de abelhas sem ferrão para o CMEI.

Muitas pessoas desconhecem a importância das abelhas para a sustentabilidade da vida na Terra, no entanto, elas são umas das maiores polinizadoras do mundo. Estudos dizem que de cada 3 refeições, 1 só é possível graças às abelhas, pois, sem elas, o ciclo de polinização se quebra e tem-se a escassez de alimentos.

Assim, com o envolvimento de toda a equipe, o Jardim foi tomando forma. Enquanto uma equipe revirava a terra, outra plantava as flores no jardim, outra plantava árvores, outra mexia na horta, e assim, numa tarde de festa onde as crianças foram condecoradas pela Ely Marques (Programa Linhas do Conhecimento Bairro Novo) como guardiões das abelhas sem ferrão, o Jardim de Mel foi inaugurado.

Foi uma bela tarde de sol, com muitas flores e também abelhinhas visitando o espaço. As famílias puderam participar deste momento festivo, onde ouviram um pouco sobre a importância das abelhas.

Este é mais um passo em direção aos objetivos de uma Educação de Qualidade, Boa Saúde e Bem Estar e Vida na Terra. Mais de que um respeito por estes objetivos, um comprometimento de uma equipe consciente que pode ajudar a transformar o mundo com as crianças, participando mais uma vez desta Cidade Educadora que é Curitiba.

O CMEI agradece as parcerias com o Programa Linhas do Conhecimento Bairro Novo (Ely Marques) e Secretaria do Meio Ambiente, na pessoa do Felipe Thiago de Jesus (Coordenador do Projeto Jardins de Mel). A equipe gestora também parabeniza a professora Jeanete pela iniciativa e agradece ao envolvimento de toda a equipe que possibilitou a inauguração do mesmo.

Autor: Vila Osternack, CMEI | Fonte: Dayanne Fabrilli Gomes de Oliveira Adams Evangelis
Jardim de Mel