CMEI União das Vilas recebe Projeto Vila Sésamo

    Publicado por:  Sandra Mara de Lima

O CMEI União das Vilas recebeu na sexta, 04/08, o projeto Vila Sésamo com a presença de Julia Tomchinsky, diretora educacional da Sésamo no Brasil, Cláudia Haschich facilitadora local  do projeto, Marise Jeudy Moura de Abreu do Departamento de Educação Infantil e Juliana Souza do Núcleo Regional da Educação de Santa Felicidade. 

O CMEI União das Vilas participa da iniciativa com as turmas do PRÉ II, professores Cláudio e Lilhana e Pré único, professoras Ana Paula e Karla.

Segundo os professores Cláudio e Lilhana, na turma do pré II o projeto teve boa receptividade por parte das crianças. Foi abordado sobre sonhos/desejos e os passos para se alcançar. Economia como prática de vida e auxílio quanto a alcançar os objetivos.

"A importância do trabalho, foi feita produção de bolachas para posterior venda a preço simbólico para levantar recursos e atingir desejos coletivos das crianças: bola, kit maquiagem para cantinho dá beleza, tapete para decorar entrada dá sala. Foi confeccionado ainda um cofrinho com garrafa pet para cada criança desenvolver em casa o hábito de poupar. As crianças amaram as visitas do Elmo e do Come-come" disse o professor Cláudio..

"O Projeto iniciou na semana do Brincar, com a troca de brinquedos, rodas de conversa e piquenique, conversamos ainda sobre o sonhar no sentido de desejar algo, trabalhamos com a tirinha plantando para o futuro e a árvore dos sonhos exposta no CMEI. Está sendo de uma forma  prazeroza para as crianças, o material do projeto é adaptado para a realidade da Educação infantil e adaptado de acordo com proposta da Secretaria Municipal da Educação", disse a professora Karla do Pré único.

O CMEI União das Vilas está localizado no Bairro São Braz e tem passado por reorganização dos espaços trazendo um ambiente mais educativo. "Os paineis organizados pelos professores com atividades das crianças são importantes para todos se inteirarem das atividades realizadas e  valorizar o trabalho de estudantes e  professores." disse a diretora da unidade, Alexsandra Correa dos Santos.  "Assim todos se sentem integrados ao ambiente e os pais adoram ver o que os filhos estão fazendo no CMEI, parabéns aos profisionais pelo excelente trabalho desenvolvido", conclui Alexsandra 

Vila Sésamo

 Projeto Vila Sésamo é uma proposta da Sesame Workshop (Vila Sésamo), com o apoio da MetLife Foundation, e a parceria da DSOP Educação Financeira, da TV Cultura e das Redes Públicas de Educação. Iniciou na Educação Infantil do município de Curitiba no ano de 2016, atendendo 18 CMEIs e CEIs Contratados. Esse Projeto já atinge 9 países e objetiva contribuir para que as crianças e os adultos sejam capazes de visualizar o futuro, identificar os sonhos, definir as metas, construir os planos e os realizarem compreendendo que as escolhas feitas todos os dias podem ajudá-los a alcançar seus sonhos. (DSOP, 2017)

O público-alvo são crianças entre 3 e 6 anos e suas famílias que, sensibilizadas por linguagem lúdica, podem dialogar e realizar atividades sobre temas relacionados ao fortalecimento financeiro, estratégias criativas para poupar, consumir com consciência, compartilhar e doar.

No ano de 2017 são 20 CMEIs e CEIs Contratados participantes, envolvendo cerca de 1.200 crianças, 1.200 famílias e 112 profissionais da Educação (diretoras (es), pedagogas (os) e professoras (es)). Nesse sentido, todos os NREs estão envolvidos no Projeto e representados pelas unidades:

Em Santa Felicidade duas unidades receberão o projeto: CMEI União das Vilas e CMEI Butiatuvinha

Autor: Sandra Mara de Lima | Fonte: NRE Santa Felicidade
00147531.jpg
CMEI União das Vilas
1/11