CMEI Sylvia Orthof recebe a visita da Contadora de História Kelly, da Casa da Leitura

    Publicado por:  Tamara Juliana Pereira Andrade

 

Na última semana o CMEI Sylvia Orthof contou com a presença da Kely Medeiros, Contadora de História da Casa da Leitura Walmor Marcelino, que nos encantou com as histórias: A galinha xadrez, O mais fantastico ovo do mundo, O barco, Celina e O pato achou um saco. 

A proposta da contadora foi a contação de histórias sem uso de caracterização, utilizando o livro para apreciação de imagens pelas crianças. Os objetos sonoros como o pandeiro e a castanhola enriqueceram a sonoridade chamando a atenção de todos. Do Berçário ao Maternal, os olhares de atenção e encanto estiveram presentes a cada movimento, som e tom. Foi um momento de puro encanto e alegria.

Contar histórias para crianças é uma das atividades mais importante do cotidiano da Educação Infantil. É possível perceber o quão significativo é, pois é nessa interação que o interesse e o gosto pela leitura vão sendo construídos bem como o comportamento leitor. A leitura e contação de histórias contempla aspectos de grande valia pois por meio destas os pequenos podem apreciar imagens relacionando-as a ideia de representação, desenvolver a oralidade, entrar em contato com a língua escrita e ampliar seu repertório de conhecimento. 

Sabemos que de acordo com a faixa etária o interesse por livros, a leitura e a contação de histórias pode contar com várias opções. Abaixo algumas dicas para tornar a leitura um hábito em sua casa também.

 

0 a 12 meses

Até um ano as crianças gostam de livros que possam sacudir, fazer sons, morder, agarrar, sentir texturas e apertar. Para elas, os momentos de leitura podem ser diários. Nunca é cedo demais para ler para os bebês! Os momentos de leitura nessa fase contribuem para a construção do amor pelos livros. Os pequenos adoram ouvir a voz de seus cuidadores, sentar no colo e mergulhar na aventura da história com ótimas companhias. Essa escuta e as conversas que podem surgir favorecem o aprendizado das palavras. Quando completam um ano, os bebes podem arriscar falar uma ou duas palavras.

1 a 2 anos

A partir de um ano os momentos de história ajudam no aprendizado do significado das palavras. É importante ouvir as dicas das crianças sobre os tipos de livros e histórias que mais gostam. Contar aventuras de infância e mostrar fotos das famílias ampliam o repertório de possibilidades para uma rotina de leitura e narração.

Nessa fase as crianças começam a desenvolver suas opiniões sobre as coisas: gosto/não gosto; quero/não quero; acho graça/tenho medo. Também conseguem juntar duas ou três palavras de seu vocabulário de aproximadamente 30 ou 40 palavras. As histórias podem, então, alimentar o início das conversas.

2 a 3 anos

Por volta dos 2 ou 3 anos de idade as crianças aprendem a fazer de conta. Grande passo no amadurecimento, que desenvolve a imaginação e o raciocínio. Nesta etapa as histórias representam uma matéria prima valiosa para criatividade e para a oralidade, quando os pequenos também são convidados a narrar. Podem falar sobre os sentimentos e expressam as opiniões com as 900 palavras que devem dominar. Assim, as conversas ficam mais complexas e podemos ajudar no entendimento de causa e consequência e na conexão e organização das ideias. Faça perguntas e puxe um papo!

As histórias, e as brincadeiras associadas a elas, devem ser repetidas muitas vezes – as crianças se encarregarão de pedir! Elas precisam de várias oportunidades para praticar seus aprendizados porque aprendem pela repetição.

É nesse brincar que surgem as primeiras escritas, que para nós, adultos, parecem rabiscos aleatórios. Ao desenhar sua escrita de palavras e textos, a criança começa a perceber que pode ser incluída no universo letrado.

Ler para os pequenos é um ato de afeto e de educação!

Autor: Tamara J. P. Andrade | Fonte: CMEI Sylvia Orthof e Blog Tempo de Creche
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