CMEI Sylvia Orthof comemora Semana Mundial do Brincar

    Publicado por:  Tamara Juliana Pereira Andrade

    O brincar tarefa importante de nossas crianças,e stá presente em todos os tempos e espaços do CMEI Sylvia Orthof. Pois entendemos que o momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. ... O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. Dessa forma, além das propostas elaboradas pelos professores de Educação Infantil que fazem parte do dia a dia do CMEI e das integrações que acontecem três vezes por semana em nossa unidade nesse ano, na semana de 22 a 26 de Maio foram desenvolvidas diferentes ações para celebrar a Semana Mundial do Brincar, que nesse ano teve como tema: o Brincar que Encanta o Tempo”.

        A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança pela Infância, Movimento de âmbito internacional formado por uma rede de pessoas comprometidas com a infância, tendo como compromisso inspirar, articular, sensibilizar e mobilizar as pessoas em torno das causa da infância, de modo que as crianças vivam as infâncias em sua plenitude.

       A Aliança pela Infância no Brasil tem parceria com dezenas de organizações para mobilizar a defesa pelo brincar como ação fundamental na construção de uma infância digna. A Secretaria da Educação assume em seu calendário essa proposição, reafirmando a importância que confere ao brincar na educação infantil, compreendendo-o como dimensão humana que constitui e une gerações.

         No dia 23 de Maio de 2017, aconteceu o segundo encontro do Projeto Institucional de nossa unidade intitulado Escola de Pais, teremos como convidada a Dra Claudete (pediatra) que realizou uma fala sobre o Desenvolvimento Infantil e a importância do brincar, construindo vínculos em família. 

         Na quarta-feira, 24 de maio na Integração entre turmas que já aconte no CMEI foram propostas Oficinas diferenciadas com Materiais de Largo Alcance,  Elementos Naturais e Sombras.

         Já no dia 25 de maio na quinta-feira, as crianças participaram da Oficina “Brincando com o vento” em que brincadeiras com bolhas de sabão, aviões de papel e capuchetas foram  realizadas.

         Na sexta-feira foi dia de mais uma vez ter a presença da Família no CMEI,  Integração com as famílias no ambiente interno e externo do CMEI com propostas de Oficinas de Materiais de Largo Alcance, vivenciadas por todas as crianças durante a semana. 

            A participação da família em propostas como essas faz com que os laços sejam estreitados e que as crianças percebam o carinho e segurança compartilhados por professores e familiares. Foi gratificante ver em cada sorriso a alegria de estar com seus filhos participando desse momento. 

Autor: Tamara J.P. Andrade | Fonte: Centro Municipal de Educação Infantil Sylvia Ortho
00142287.jpg
1
1/32