CMEI Sylvia Orthof comemora o Março lilás: mês dedicado a conquista dos direitos da mulher

Publicado por:  Tamara Juliana Pereira Andrade

Março Lilás.

Na última quinta-feira a Escola de Pais do CMEI Sylvia Orthof em prol do mês Março Lilás, que é marcado por ações de garantia do direito das mulheres convidou  mãe, avós, tias e amigas que compõem as famílias da unidade para um Café da Manhã com Bate-papo, em que o tema abordado foi Empoderamento Feminino.

Como  parceira para esse momento tivemos a presença da enfermeira Sibila que abordou assuntos significativos e importantes sobre o dia a dia da mulher.

Também tivemos a presença da Ana Rita, representante da Rede de Proteção do Núcleo Regional da Educação do Bairro Novo que fez um convite a todos os presentes, para o evento Março Lilás que aconteceu na Rua da Cidadania do Bairro Novo.

Agradecemos a presença das quase 40 famílias representadas nesse dia bem como a enfermeira Sibila que se dispôs a estar conosco nesse momento.

• Para saber mais:

Empoderamento feminino é a consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero. Empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si. Dessa forma, também é possível fazer o empoderamento de outros grupos sociais, como o empoderamento negro e até empoderamento dos idosos, por exemplo. As pessoas oprimidas ou que recebem menos atenção na nossa sociedade, muitas vezes não têm consciência de seu próprio poder, e as mulheres estão incluídas neste grupo. É daí que surge o empoderamento. As mulheres precisam reconhecer que elas são capazes, para então poder começar a fazer mudanças.

Em 2010, a ONU lançou os princípios de empoderamento das mulheres, a fim de pôr em prática seus propósitos para um mundo melhor. São eles:

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os  direitos humanos e a não-discriminação.
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
  5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
  6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Sete anos se passaram e esses princípios ainda precisam ser massivamente aplicados. O  empoderamento está presente em grandes ações, como por exemplo, quando empresas decidem seguir uma política interna de equidade entre gêneros e quebra de preconceitos  contra as mulheres. Mas também está no dia a dia, quando uma amiga fala para a outra “Aceite seu corpo, ele é lindo” ou “Você pode viajar sozinha sim, isso vai contribuir para a sua carreira”.

Se você for mulher, é possível aplicar o empoderamento na sua própria vida, trabalhando a  sua confiança, se fortalecendo e tendo ambição para seguir os seus sonhos. Assim que você se sentir uma mulher empoderada, você poderá encorajar amigas, parceiras e familiares a fazerem o mesmo. Assim como neste texto, em que cada pessoa que ler terá uma nova percepção sobre esse conjunto de palavras, e poderá conscientizar ainda mais mulheres.

Texto de Júlia Steuernagel Assis.

Autor: Sylvia Orthof, CMEI | Fonte: CMEI Sylvia Orthof