AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS E INDICADORES DE QUALIDADE-2019
Considerando que a responsabilidade pela educação das crianças é compromisso da família e da sociedade, é fundamental reunir as equipes de profissionais, as famílias e as instituições da comunidade para refletirem sobre a educação infantil, a partir de indicadores que possam auxiliar na definição da qualidade que se espera para este nível educacional.
No dia 19 de outubro tivemos um momento de integração com as famílias no CMEI PROFESSORA ADA PIRES DE OLIVEIRA. Nesta data 62famílias e 21 profissionais do CMEI tiveram a oportunidade de ver a mostra de trabalhos realizados ao longo do ano e de participar de um momento de avaliação do CMEI.
Na reunião foram apresentados os parâmetros e indicadores com imagens de referência do próprio CMEI para exemplificar alguns dos indicadores. Foram organizados subgrupos com um coordenador para discussão dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade.
Os parâmetros e indicadores de qualidade estabelecidos pela SME tem por objetivo : Apresentar parâmetros comuns aos CMEIs, a serem considerados na (re)elaboração das propostas pedagógicas e nos planos de ação; Estabelecer referências a partir de indicadores para a organização de espaços e tempos voltados a ambientes de qualidade para a educação infantil; Potencializar as discussões com as famílias que frequentam os CMEIs sobre a qualidade que se espera na educação e no cuidado das crianças; Apoiar os profissionais do CMEI no planejamento de espaços e tempos com ações de educação e cuidado voltadas à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil.
Os parâmetros municipais são apresentados segundo a concepção de criança como sujeito de direitos, com os seguintes desdobramentos:
Nossas crianças têm direito a um espaço organizado, aconchegante, seguro e desafiador, durante sua permanência no CMEI. Organização dos espaços.
Nossas crianças têm direito à brincadeira. Brincadeira e organização dos brinquedos.
Nossas crianças têm direito à alimentação saudável. Espaços de alimentação e sua organização.
Nossas crianças têm direito ao desenvolvimento de sua identidade. Identidade.
Nossas crianças têm direito à proteção, ao afeto e à amizade. Ambiente educativo.
Nossas crianças têm direito ao desenvolvimento da curiosidade, da imaginação e da capacidade de expressão. Direitos de aprendizagem e Campos de experiência
Nossas crianças têm direito a serem educadas por profissionais qualificados. Formação continuada em serviço.
Nossas crianças têm direito a um espaço de convivência democrática. Gestão.
Os resultados desta avaliação servirão de referência manter o padrão de qualidade do trabalho do CMEI .
Autor:
Prof.ª Ada Pires de Oliveira, CMEI
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Fonte:
ANDREIA HADLICH