CMEI PIMPÃO E O PROJETO RIOS DO PORTÃO

    Publicado por:  Lucilene Guimaraes Paixao

O Núcleo Regional da Educação do Portão está desenvolvendo o Projeto “Rios: Do 'Portão' das unidades para uma vida sustentável”, com as nossas crianças de CMEIS e Escolas. O objetivo deste trabalho é despertar nas crianças e estudantes a importância de termos uma vida saudável, partindo dos cuidados com o nosso meio, em especial, do lugar onde vivemos. Todo o trabalho parte da “hidrografia” de nossa região, onde o encaminhamento metodológico acontece a partir do trabalho de observação das crianças/estudantes e pesquisas dos rios próximos as suas unidades.            

Quantas coisas lindas estamos podendo visualizar! Quantas oportunidades de aprendizado para as nossas crianças e estudantes!  Fui convidada a participar do fechamento deste trabalho no CMEI Pimpão, que fez tratativas com o Rio Formosa que ladeia a unidade. Nesta visita, a diretora Lídia Luciano Mochinski    e a equipe de profissionais da unidades, descreveram todo o trabalho desenvolvido desde as turmas de Berçários até as turmas de Prés II.

 Como o intuito de tudo é manter nossos rios limpos, com peixes... na finalização do trabalho, as crianças, os profissionais e representantes do Conselho do CMEI e APPF, inauguraram o " cantinho do Rio" onde as crianças podem brincar de pescaria e usar de sua imaginação " viajando" por lugares desconhecidos... Que emoção ver a participação das nossas crianças, profissionais e familiares!!

Em todo o projeto, permeamos os objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS) na prática pedagógica como: segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, infraestrutura, entre outros...

Estendemos, também, os objetivos de desenvolvimento sustentáveis interligados a nossa cidade educadora “Curitiba”, pois as contribuições da Cidade Educadora é de fato as pessoas desenvolverem seu aprendizado em todos os espaços da cidade, recebendo assim, uma formação contínua, para além dos muros da unidade, realizando a transformação social!

Parabéns equipe do CMEI Pimpão pelo lindo trabalho desenvolvido!!

Autor: NREPR | Fonte: DENISE LUCIENE LINPINSKI RUTKOSKI
00322732.jpg
RIOS DO PORTÃO
1/4