Escola Municipal Caramuru, Escola Municipal

logo escola

Círculos de Construção de Paz

    Publicado por:  Paula de Camargo Demario
   

    Estudantes realizam oficinas com o objetivo de estabelecer um diálogo baseado no respeito, responsabilidade e empatia, auxiliando de forma colaborativa e pacificadora a resolução de conflitos no ambiente escolar. 

     A atividade é a continuidade do projeto realizado em 2017  com o tema: Reduzir Bullying e o desrespeito no ambiente escolar. 

     Rubens Moreira da Silva Neto (Jornalista e especialista em Comunicação Digital e E-branding (PUC-PR). Formado pela Associação Brasileira de Árbitros e Mediadores, Especialização em Estudos de Paz e Transformação de Conflitos).  Rubens foi convidado para dar uma palestra sobre Bullying para a comunidade local, além da palestra  ele auxiliou e orientou as pessoas como resolver conflitos no ambiente familiar e organizacional.  .

     O projeto se desenvolveu  em dois importantes momentos, a primeira parte foi através de uma dinâmica envolvendo a comunidade através de brincadeiras, músicas e dança circular para sensibilização, o segundo momento foi orientação sobre o tema; Bullying, preconceito e discriminação, debate e rientação para a comunidade sobre a violência no ambiente escolar.

    Em abril de 2018, dando sequência ao Projeto sobre Bullying, a diretora intermediou um novo debate com estudantes do 4 ano, eles se posicionaram  em círculo, chamado de "Círculo de Construção de Paz", para falar, ouvir, reclamar e resolver qualquer situação conflituosa existente naquele momento, essa intermediação fez com que muitos estudantes se sentissem acolhidos e a resolução das situações de conflito da turma especificamente. 

   Esse projeto tem sido um ponto positivo para criação de um ambiente saudável e respeitoso na escola, criando um clima saudável na escola e fortalecendo as relações entre todos.

     

Autor: Caramuru, EM | Fonte: Epa
00173223.jpg
Círculo da PAz
1/3