Ciências e tecnologia da informação e comunicação - Prática Lego

    Publicado por:  Viviane Lie Kawasugui

       O lego deve fazer parte do planejamento do professor unindo o lúdico ao processo de aprendizagem , favorecendo assim ambientes propícios, estimulantes e enriquecedores para o estudante na fase em que se encontra.

O lego apresenta uma metodologia diferenciada, baseada nos quatro pilares da educação:

- aprender a conviver

-aprender a pensar

-aprender a ser

-aprender a fazer

       O trabalho desenvolvido com o lego junto aos alunos tem sido uma experiência inovadora.  Os alunos chegam ao conhecimento não somente na forma teórica, mas conseguem explorar e desenvolver na prática todo conhecimento adquirido usufruindo das habilidades e criatividade por meio dessa ferramenta fantástica que é o lego.

       Nesse primeiro trimestre foi desenvolvido o projeto “Meios de Transporte”, que finalizou com a criação de diversos meios de transporte criados com o  lego pelos alunos, (ônibus biarticulado, ônibus híbridos, trem, carroças, carros entre outros).  Também foram realizadas atividades relacionadas ao aniversário de Curitiba, onde os alunos puderam usar sua criatividade,  recriando no lego os pontos turísticos de nossa cidade. 

       O resultado obtido foi surpreendente, pois, a cada etapa desenvolvida, pode-se observar os avanços alcançados pelos alunos. O lego tem proporcionado ao aluno desenvolver a observação, a capacidade de expressão, a coordenação motora, a sociabilização e o raciocínio lógico, pois para criar algo ele precisa conhecer pensar sobre, para então poder construir e reconstruir aquilo que se deseja.

       Estamos felizes com o encaminhamento e resultado desse trabalho. Os alunos tem demonstrado uma enorme capacidade de criação em todas as atividades propostas. Não apenas ensinamos, mas aprendemos com eles todos os dias.

Ciências e Tecnologia por meio do Lego, nós fazemos!!!

Parabéns a todos os alunos do CEI Jornalista Claudio Abramo.

Autor: CEI Jorn. Cláudio Abramo, EM/ Viviane Lie Kawasugu | Fonte: Márcia Inglat
00036451.jpg
Ciências e tecnologia da informação e comunicação Prática Lego.
1/9