Ciência para crianças pequenas

    Publicado por:  Marta Silva Lima Mondini

Ao observarem o calendário exposto na sala, as crianças do Pré 2 B questionaram as professoras se existiam 4 luas, pois havia no calendário o desenho de luas diferentes ao longo das semanas. Essa foi a pergunta disparadora para um trabalho sobre ciência e astronomia desenvolvido com a turminha. As professoras trouxeram imagens, vídeos e livros sobre a lua e no acesso a estes materiais outras perguntas foram surgindo: tem fogo no sol? Existem alienígenas na lua? O que são as manchas pretas que tem na lua? Ela fica invisível?

A pedagoga Caroline convidou o professor Sérgio Henrique de Freitas, professor de Física de uma escola estadual para conversar com as crianças. Ele recebeu o convite em sua sala de aula com todas as dúvidas levantadas.

O professor Sérgio veio até o CMEI no dia 21 de maio para conversar com as crianças. A conversa foi muito proveitosa, e ele fez até experimentos para explicar alguns conceitos referentes às dúvidas das crianças. Saiu aplaudido pelas crianças e com certeza surgiu uma grande amizade entre o professor, as crianças e suas professoras. 

Muito obrigada professor por suas contribuições e por incentivar a curiosidade, os questionamentos, mostrando que a ciência também pode ser trabalhada com as crianças pequenas.

 

Autor: Vila Diana, CMEI | Fonte: CMEI Vila Diana
00219100.jpg
Ciência para crianças pequenas
1/19