Cidades Educadoras: Curitiba participa de encontro nacional em São Paulo

    Publicado por:  Maria Duarte

Nesta quarta e quinta-feira (dias 4 e 5/10), uma equipe técnica de Curitiba participa, em São Paulo (SP), do IX Encontro Nacional da Rede Brasileira de Cidades Educadoras. O foco dos debates é na promoção e fortalecimento de aprendizagens transformadoras nos territórios da cidade. O evento é realizado na São Paulo Expo e reúnde representantes de diversas cidades do país.

Opresidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Marcelo Fachinello, representa o prefeito Rafael Greca. Também estão presentes a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e a equipe técnica do Comitê Executivo das Cidades Educadoras. A secretária mediu o diálogo entre os prefeitos.

"As discussões tratam da integração de todas as ações da cidade", explicou a secretária.

“Essa estratégia transforma a cidade em uma comunidade do conhecimento, facilitando o acesso da população a diferentes oportunidades em condições de igualdade e respeito”, disse a secretária.  O encontro aborda os seguintes eixos temáticos: a oportunidade de aprender ao longo da vida, a promoção de qualidade de vida e sustentabilidade, além de culturas e aprendizagens com incentivo ao diálogo, ao respeito e à apreciação da diversidade.

O que é?


Cidade educadora é aquela que oferece oportunidades de práticas da cidadania aos seus habitantes como pertencimento, respeito, tolerância e a participação nas decisões coletivas. 

Em Curitiba, programas como o Fala Curitiba, que estimula a participação cidadã, e o Linhas do Conhecimento, que transforma os espaços públicos em sala de aula, são exemplos dessa cultura.

Atualmente, são 500 cidades de 35 países distribuídas por todos os continentes dentro desse grupo. A coordenação é da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), fundada em 1994. A AICE tem sede em Barcelona (Espanha). É uma associação sem fins lucrativos constituída como estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a reger-se pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Qualquer governo local que aceite este compromisso pode converter-se em membro ativo da associação.


Preparativos


Em maio de 2024, a capital do Paraná vai sediar o Congresso Internacional das Cidades Educadoras, e o Comitê Executivo da SME é responsável pela organização dos preparativos para o evento.

Além da Educação, participam representantes das Secretarias Municipais da Saúde, Defesa Social e Trânsito, Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Esporte, Lazer e Juventude, além da Fundação Cultural de Curitiba, Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura (Arin), Meio Ambiente e Turismo.

“O comitê sustenta o movimento das cidades educadoras, o comitê faz o movimento ter permeabilidade por todas as áreas da administração”, esclareceu Maria Sílvia.

Autor: SME | Fonte: SME
00443068.jpg
Evento segue até amanhã em SP
1/1