Compreendendo a Arte como reflexo da vida, manifestando a irracionalidade do espaço vivido, com suas múltiplas expressões sensoriais (visual, sonora, tátil, olfativa, etc.), os estudantes do quinto ano E, da Escola Municipal Araucária atuaram na elaboração de pesquisa acerca do processo de urbanização/industrialização da cidade de Curitiba ao longo do século XX, pretendendo desenvolver as diferentes paisagens sonoras da cidade durante esse período proposto. Cada momento sonoro está ligado a composições musicais que também são representativas de cada contexto histórico.
Do seu coração, na praça Tiradentes, onde em 1893, a hoje Catedral Basílica Menor substitui a antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, passando pela “Rua das Flores”, oficialmente XV de Novembro, outrora mata densa, onde se ouvia o som dos pássaros, os muitos pinheiros e o ir e vir das carroças. A via férrea que ligou Curitiba a Rio de Janeiro e São Paulo, no ano de 1909 tirando a terra dos pinhais de seu isolamento. O bairro industrial de Rebouças, onde se estabeleceram diversas fábricas: a de Mate, por muito tempo sinônimo de Curitiba, cervejarias, moinhos de trigo, fábrica de fósforos, as muitas chaminés que soltavam sua fumaça no céu da cidade, tornando-a mais rica e a fazendo crescer. O Mercado Municipal, com sua atual sede de 1958, onde as pessoas negociavam os preços, ouvia-se a conversa alta de seus frequentadores em busca de frutas, legumes, grãos que não eram encontrados em outros lugares da cidade. Os carros de Curitiba, cidade impermeável, onde se chove sempre e o Sol nem sempre costuma aparecer. E claro, as brincadeiras de roda, das ruas, que povoaram e enriquecem a infância de Curitiba.
O grupo imaginou como era ouvir o trem na estação ferroviária, o badalar dos sinos da Catedral, a passagem do bonde, das carroças? Trata-se de pensar marcos sonoros que fazem parte da história da cidade, ainda que tenham sofrido alterações no espaço e no tempo, e na percepção das pessoas acerca deles. O som produzido em uma paisagem em determinados espaços/tempos concedem ao lugar uma identidade sonora que é única. A produção dos estudantes convida a viver uma experiência que busca contar (e/ou imaginar) um pouco da história desta cidade.
Professores João Paulo de Souza da Silva e Daniele Martinez de Oliveira Coelho
Escola Municipal Araucária - 5 Ano E
Autor:
Araucária, EM
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Fonte:
EMA