Nas Cidades Educadoras, todas as estratégias de desenvolvimento devem ser orientadas para a formação de cidadãos conscientes, atentos e críticos e é assim que pensamos e passamos esse sentimento para as nossas crianças, cuidar, zelar, estar disposto a sempre fazer o bem,
Este conceito Cidades Educadoras ganhou força e notoriedade com o movimento que teve início em 1990 com o I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, na Espanha. Neste encontro, um grupo de cidades pactuou um conjunto de princípios centrados no desenvolvimento dos seus habitantes que orientariam a administração pública a partir de então e que estavam organizados na Carta das Cidades Educadoras, cuja versão final foi elaborada e aprovada no III Congresso Internacional, em Bolonha, na Itália, em 1994, Este movimento compreende a educação como um elemento norteador das políticas da cidade e o processo educativo como um processo permanente e integrador que deve ser garantido a todos em condições de igualdade e que pode e deve ser potencializado pela valorização da diversidade intrínseca à vida na cidade e pela intencionalidade educativa dos diferentes aspectos da sua organização: do planejamento urbano, da participação, do processo decisório, da ocupação dos espaços e equipamentos públicos, do meio ambiente, das ofertas culturais, recreativas e tecnológicas.
Hoje mesmo com nossa cidade chuvosa as crianças do CMEI DR ARNALDO CARNASCIALI, num ato democrático elegeram seus representantes e escolheram um lugar no qual plantamos uma muda de árvore de cerejeira, e que como ela nossos dias sejam fortes e cheios de belezas e encantaentos ois é isso que a nossa cidade nos proporciona.
Autor:
Kellem Cristina
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Fonte:
Kellem Cristina Monteiro Chagas