No dia 23/06 as unidades (CMEIs e Escolas) do Núcleo Regional da CIC entregaram os kits pedagógicos para crianças e estudantes. Este é um momento muito especial, onde acontece a devolutiva das atividades anteriores e entrega de novas atividades/propostas.
Cada unidade organiza os materiais pedagógicos com base nas videoaulas exibidas pela TV Escola Curitiba. Neste dia, o CMEI Hugo Peretti inovou e preparou kits pedagógicos inspirados nas videoaulas do Programa Linhas do Conhecimento (PLC), que são exibidas para o público da Educação Infantil aos sábados.
Todas as salas de aula do CMEI foram ambientadas de acordo com a temática “Cidade Educadora: parques, bosques e praças de Curitiba”. Conheça os espaços explorados, a composição de cada kit pedagógico e a sua inspiração.
Bosque Reinhard Maack
Professoras: Jéssica, Joeliza, Kete e Lenilda
Turma: Bercário I
O kit pedagógico foi inspirado no bosque Reinhard Maack foi composto com elementos da natureza como: pinha, bolacha de madeira, folhas, areia, argila, pente de macaco e uma muda de flor para as famílias cultivarem em casa.
Obras e painéis de Poty Lazzarotto
Professoras: Ariane, Bruna, Janaina e Solange
Turma: Berçário II A
A proposta foi pensada para que as crianças tenham contato com artistas e obras que fazem parte da história de Curitiba. A sala foi organizada com algumas obras de Napoleon Potyguara Lazzarotto, mais conhecido como Poty Lazzarotto e as famílias, ao buscarem os kits pedagógicos, puderam apreciar estas obras. Também foi enviado um vídeo no grupo de WhatsApp das famílias, falando sobre o artista, apresentando algumas obras e instruindo sobre como utilizar o kit pedagógico.
De acordo com os relatos das famílias, as propostas com tinta são as preferidas das crianças do Berçário II A. Então, nesta proposta, as crianças foram convidadas a serem os artistas curitibanos: no kit pedagógico “A Curitiba de Poty Lazzaroto”, as crianças receberam sacola customizada, cavalete de papelão, pincel, tinta guache, sulfite, obras do artista para apreciação e um avental de TNT.
Museu Oscar Niemeyer – MON
Professoras: Daniele, Gesseni, Lucimara e Márcia
Turma: Berçário II B
O kit pedagógico “Brincando de artista”, foi inspirado no MON, sendo composto por:
- Riscantes: canetinhas, carvão, giz de cera, tinta guache e cola colorida.
- Suportes: papel colorido, TNT (tecido), lixa, plástico e papelão.
- Material de demonstração das obras: Romero Brito e Ivan Cruz.
- Material de exploração visual: óculos, binóculo e lupa.
Parque Náutico
Professoras
Maternal I A: Letícia, Janete, Camila e Mábila
Maternal I B: Tânia Mara, Talita, Luciana e Daiane
Turma: Maternal I A e B
A proposta pedagógica foi inspirada no Parque Naútico, oportunizando para as crianças e suas famílias uma série de experiências e brincadeiras. A sala de referência foi organizada com elementos que representam o parque, entre eles a "canoagem" e o "pipódromo". Os kits pedagógicos foram compostos de: gravetos, tecidos e esponja para a confecção de diferentes barcos simbolizando a canoagem; e o outro kit, com linha, bambu e papel seda, para confecção de uma pipa, representando o pipódromo.
Luzes, sombras e cores da cidade de Curitiba
Professoras: Cilmeri, Elizandra, Franciele, Jussara, Rafaele, Vaudilene, Viviane.
Turma: Maternal II A, B e C
As professoras enviaram um vídeo para ampliar o repertório sobre luzes (natural, artificial e seu impacto na fotografia) e compartilharam fotos de fotógrafos curitibanos que fazem o registro da nossa cidade, explorando as luzes do amanhecer e entardecer. Também foram utilizadas imagens de parques do entorno em que as crianças moram. Essa proposta foi planejada devido a pandemia, onde as crianças estão brincando dentro de casa, no quintal e no entorno. O objetivo foi aguçar esse olhar de carinho e de pertencimento ao lugar em que vivem através da fotografia (olhando pela janela) ou do entorno, explorando a luz natural destes ambientes.
Praça do Japão, Cultura Polonesa e Parque São Lourenço
Professoras(es)
Pré I A: Andreia, Alysson e Jocilene
Pré I B: Débora Bruchbuller, Débora Strugala e Solange
Pré I C: Liane, Gennifer e Sílvia
Turma: Pré I A, B e C
O kit pedagógico foi inspirado na Praça do Japão, na Cultura Polonesa e no Parque São Lourenço:
- Praça do Japão: observação e inspiração nos monumentos existentes na praça, proporcionando que a criança crie sua própria modelagem com argila. Nesta temática também foi proposta a confecção de um origami e do tsuru, com papel colorido.
- Cultura Polonesa: foram apresentadas curiosidades acerca dos "lambrequins" e proposto um jogo da memória a partir deste tema. Os lambrequins fazem parte da cultura polonesa e enfeitam os beirais de algumas casas antigas de Curitiba. Na atividade do jogo da memória, antes de brincar, as crianças poderão fazer o desenho do seu lambrequim favorito, ou até mesmo criar um lambrequim do seu jeito.
- Parque São Lourenço: a partir da pista de carrinho de rolimã disponível no parque, a proposta instigou as crianças a construírem seu próprio carrinho e uma pista para brincarem em casa. Para isso foram enviados materiais alternativos como: caixa de papelão, tintas coloridas, cola e tampinhas de garrafa pet.
Praça do Japão, Parque Gomm e Linha Turismo
Professoras: Denise e Janaina Mayara
Turma: Pré II A
O kit pedagógico foi inspirado em alguns pontos turísticos da cidade de Curitiba. Partindo de uma singela homenagem à cultura japonesa, relembrando a Praça do Japão, foi apresentada a lenda do "Teria Teria Bozu" e foram disponibilizados os materiais para as que crianças confeccionem o monge do bom tempo.
Também foi apresentado o Parque Gomm e sua casa encantadora, com maravilhosas varandas. Nesta atividade as crianças poderão realizar a releitura da casa de acordo com as possibilidades representativas de cada um.
E para descontrair um pouquinho, que tal um jogo de percurso com os pontos turísticos de Curitiba? Passando pelos pontos Linha Turismo, o roteiro finaliza na tradicional Rua XV de Novembro.
Cultura Ucraniana e Obras de Poty Lazzarotto
Professoras: Darine, Fabiane, Guida, Isabel e Rozane
Turma: Pré II B e C
No kit pedagógico foi apresentado um pouco da cultura ucraniana, a releitura de algumas obras de Potty Lazzarotto e o resgate de brincadeiras antigas, como “As 5 Marias”. Para esta atividade foi utilizado material heurístico, com elemento da natureza, o "olho de boi".
A equipe de professores, juntamente com a equipe pedagógica e diretiva, teve muito cuidado e capricho ao preparar cada kit com todos os materiais necessários para realização das atividades propostas.
Fabrícia Gomes Bordignon, orientadora pedagógica do Programa Linhas do Conhecimento visitou a unidade e destacou: “A equipe do CMEI Hugo Peretti desenvolve um excelente trabalho! E ver essa integração entre as atividades do kit pedagógico e as videoaulas e propostas virtuais do Programa Linhas do Conhecimento, foi muito gratificante. Atividades bem elaboradas, com pertinência pedagógica. Práticas que aquecem o coração! O desenvolvimento e articulação desse trabalho, entre a unidade educacional e cidade educadora, é essencial”.
Em cada sala foi possível verificar o desenvolvimento das potencialidades educativas que a cidade educadora proporciona, bem como a valorização da cultura, a criatividade, a curiosidade, o resgate da memória e formações étnicas da nossa cidade.
Ao observar a entrega de kits pedagógicos nesta unidade percebeu-se empenho, dedicação e muita paixão. Paixão esta que transcende os muros do CMEI, que desperta nas famílias e nas crianças AMOR, RESPEITO e VALORIZAÇÃO de nossa cidade. Como dizia Paulo Freire “[...] a cidade converte-se em cidade educadora a partir da necessidade de educar, de aprender, de imaginar [...] sendo educadora, a cidade é, por sua vez, educada”¹.
A lista com as videoaulas do PLC e respectivos links para acesso você encontra aqui:
https://drive.google.com/file/d/1ABNuz3UlOjwqFIq9imzX0b5k-9i-vyuN/view
- FREIRE, Paulo – II Congresso Internacional de Cidades educadoras em 1992.
Autor:
Programa Linhas do Conhecimento
|
Fonte:
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba