Nesta terça e quarta-feira (10 e 11/10), profissionais da educação de Curitiba se reúnem no II Seminário da Educação Integral em Tempo Ampliado para debater e aprofundar as práticas realizadas nas unidades da rede municipal.
O encontro, organizado pelo Departamento de Ensino Fundamental no Salão de Atos do Parque Barigui, envolve mais de 250 participantes presencialmente, além da transmissão pelo YouTube da Secretaria Municipal da Educação.
A rede municipal tem 153 escolas que ofertam Educação Integral em Tempo Ampliado, seja na própria escola ou nas Unidades de Educação Integral (UEIs). São cerca de 70 mil crianças e estudantes atendidos em tempo ampliado nas unidades educacionais da rede pública municipal.
A perspectiva é de que até 2024 todas as unidades possam atender essa oferta.
No integral, os estudantes têm acesso a atividades pedagógicas diferenciadas, como práticas de movimento, ciência e tecnologia, matemática, Língua Portuguesa, entre outras. Também recebem alimentação escolar adequada ao tempo maior em que permanecem na escola.
Na abertura, a secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que o integral gera oportunidades para além dos muros da escola. “As questões relacionadas ao tempo ampliado merecem nosso olhar atento, para que possamos dar continuidade a este trabalho de qualidade realizado na rede”, frisou a secretária.
Já a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, destacou o trabalho dos profissionais nas unidades. “Vocês fazem um trabalho minucioso para trazer esta qualificação ao integral. As crianças precisam e merecem essas oportunidades”, observou Andressa.
A coordenadora de Educação Integral e Tempo Integral, Raquel Franzim, uma das palestrantes do evento, fez um panorama do integral no cenário nacional. “Queremos chegar a 3,2 milhões de novas matrículas no integral no Brasil nos próximos anos”, disse Raquel.
Os debates ainda contaram com palestra da professora Verônica Branco, da Universidade Federal do Paraná.
Participaram também a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier, a gerente do Integral da SME, Michelle Feliciano, chefes dos Núcleos Regionais, diretores e professores.
Autor:
SME
|
Fonte:
SME