Cidade Educadora: Cidade Educadora Novos materiais da Educação enriquecem acervo de práticas da rede municipal de ensino de práticas da rede municipal de ensino

    Publicado por:  Maria Duarte

A rede municipal de ensino de Curitiba ganhou novos materiais para o trabalho junto aos estudantes. Nesta terça-feira (13/12) foram lançadas as publicações Escrevivências da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Contos Populares, o Caderno de Orientações Pedagógicas para Acolhimento de Migrantes e o Caderno do Programa Curitibinhas na Inclusão, Bullying não.

A secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a qualidade das novas publicações, que serão disponibilizadas em breve no site da Educação. “Eles trazem as ações que são frutos das nossas práticas diárias na rede. São exemplos do trabalho de uma cidade educadora, terra de oportunidades, de acolhimento aos migrantes”, comentou Maria Sílvia. “Parabenizo nossas equipes que trazem um olhar técnico, mas também de acolhimento a todos”, completou.

O material da EJA, com produções dos estudantes, está na sua segunda edição e tem como tema os contos populares, uma continuidade da primeira publicação, inspirada nos contos de fadas.

 

 

Já o material direcionado aos migrantes traz adaptações para facilitar o ensino a pessoas de línguas e culturas diferentes. Atualmente, a rede municipal de ensino curitibana atende 2,4 mil estudantes migrantes, de 44 nacionalidades diferentes. As reflexões apresentadas proporcionam uma indicação a respeito de como avaliar a aprendizagem do estudante, contemplando e valorizando sua diversidade cultural e linguística, com vistas a favorecer sua integração à comunidade escolar e à Cidade Educadora.

E o terceiro material, de combate ao bullying, trata do Programa “Curitibinhas na Inclusão, Bullying Não!”, lançado em outubro de 2019 com o objetivo de conscientizar crianças e estudantes sobre a necessidade do respeito a todos.

 

 

Participaram também do lançamento, transmitido pelo canal da Secretaria Municipal da Educação no YouTube, a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; e a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Coimbra Budel.

Autor: SME | Fonte: SME
00394632.jpg
A rede municipal de ensino de Curitiba ganhou novos materiais para o trabalho junto aos estudantes. Curitiba, 13/12/2022. Foto: Luiz Costa/SMCS
1/1