A organização do trabalho pedagógico nos ciclos de aprendizagem e o Projeto Político Pedagógico (PPP) na rede municipal de ensino de Curitiba foram os temas de destaque desta quarta-feira (02/06) entre os profissionais que atuam no Ensino Fundamental e na Educação Infantil.
A Secretaria Municipal da Educação realizou dois eventos on-line, transmitidos pelo YouTube da pasta, para aprofundar o olhar sobre essas questões.
Os ciclos referem-se ao tempo escolar de acordo com as fases de crescimento da criança. Já o PPP é uma ferramenta para organização e no direcionamento do ano letivo.
Pela manhã foi realizado o ciclo de Palestras “A Organização do Trabalho Pedagógico nos Ciclos de Aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de Curitiba”, que teve como objetivos orientar e subsidiar o processo de organização do trabalho pedagógico nas escolas, tendo como base a política de Ciclos de Aprendizagem, implantada desde 1999.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou nesse contexto os Cadernos Pedagógicos de Unidades Curriculares de Transição, elaborados pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal da Educação, com base na produção dos estudantes ao longo do ano letivo de 2020.
“Temos um olhar muito acolhedor para os elementos trazidos de dentro das casas das nossas crianças e estudantes. Isso nos levou a fazermos valer os ciclos de aprendizagem na rede municipal de ensino, com os nossos cadernos pedagógicos”, disse Maria Sílvia.
A secretária anunciou a criação de uma comissão que trabalhará os PPPs nas unidades. “Como se aprende? Precisamos sempre pensar nossas estratégias sobre o aprender”, pontuou.
Presenças
Também participaram dos diálogos o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino, além dos professores convidados para os debates Jefferson Mainardes (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Ana Maria Eyng (PUC Paraná) e Maria Carmen Silveira Barbosa (Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
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Autor:
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