CIC é a quinta regional a ganhar o Farol do Saber e Inovação com espaço maker !

Publicado por:  Ana Dariley Peters

“Queremos que vocês aproveitem e criem. Porque o homem é o que o homem conhece, e seremos tanto melhores quanto mais conhecermos e mais tivermos dentro dos nossos corações.” O recado foi do prefeito Rafael Greca para os estudantes que participaram da inauguração do Farol do Saber e Inovação Fernando Amaro de Miranda, da Escola Municipal CEI Heitor de Alencar Furtado, na CIC, nesta sexta-feira (15/6).

Esse é o quinto equipamento que passa por revitalização para se tornar também Farol do Saber e Inovação, com impressora 3D. A revitalização que transformou o local em oficina de inovação custou R$ 92 mil. “Aqui vocês poderão mexer com tecnologias novas e que fazem parte do mundo de vocês”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Além dos 570 estudantes da escola, a comunidade do bairro também utiliza o farol, totalizando mais de 13 mil usuários.

Mascotes

Para marcar a entrega do novo equipamento, estudantes do 4º e 5º ano das escolas Heitor Furtado e João Macedo Filho, do Jardim das Américas, realizaram um projeto em parceria.

A unidade João Macedo tem como mascote um personagem fictício chamado João Curitibinha, que utiliza cadeiras de rodas após um acidente de trânsito. Como o mascote usava uma cadeirinha feita de material reciclável, sem rodinhas e, portanto, sem possibilidade de locomoção, a missão para a inauguração do farol era fazer uma nova cadeira, que rodasse.

E os estudantes conseguiram, fizeram a modelagem no computador e imprimiram peças na nova impressora 3D. “Foi um lindo trabalho conjunto. E as crianças aproveitaram para recriar o mascote do Heitor, que se chamava Farolito. Agora ele é o Robô Fernandinho, pois é moderno e leva o nome do farol”, explicou a professora Viviane Cristina Maciel.

“Aprendi muito para resolver esse problema da cadeira. É bom trabalhar em parceria”, disse a estudante Karoline Vitória de Lima, 10 anos. A colega Kauane Schneider, 9 anos, ficou encantada com a impressora 3D. “Foi uma experiência muito diferente”, contou a menina.

Mas as crianças não pensaram só no mascote. Elas querem ajudar alguém que precise de uma cadeira de rodas de verdade. "E por isso estão arrecadando tampinhas de garrafa e lacres de latinhas para conseguir dar o equipamento a um cadeirante da comunidade”, explicou a professora Viviane. “É uma ideia com uma importante função social. As crianças estão de parabéns” destacou Maria Sílvia.

O prefeito e a secretária foram presenteados com protótipos dos mascotes das duas escolas.

História

Os Faróis do Saber revolucionaram a educação quando foram implantados, há mais de 20 anos, durante a primeira gestão de Rafael Greca como prefeito. Eles descentralizaram a rede de bibliotecas e receberam a primeira internet pública do país, possibilitando o acesso da população à rede mundial de informações, o que naquela época era um privilégio.

Agora, são oficinas de inovação e espaços de educação maker, valorizando a criação, o pensamento crítico e a colaboração tanto para estudantes quanto para a comunidade.

“O conceito é baseado na aprendizagem criativa mão na massa, prática, unindo os quatro ?Ps’, que são paixão, parceria, projeto, e pensar brincando. Aqui acrescentamos o quinto P, de propósito, que é dar significado para as criações”, explicou Thaís Eastwood, da Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação da secretaria.

Além deste, já foram transformados em Faróis do Saber e Inovação as unidades Herbert José de Souza, da Escola Municipal Marumbi (bairro Cajuru); Manuel Bandeira, da Escola Municipal Herley Mehl (Pilarzinho); Rocha Pombo, da Escola Papa João XXIII (Portão); e José de Alencar, da Escola São Mateus do Sul (Pinheirinho).

Até o fim do ano, outros cinco faróis serão entregues à população, um em cada regional da cidade.

Também participaram da inauguração os superintendentes da Secretaria da Educação Elisangêla Mantagute (Gestão Educacional) e Oséias Santos de Oliveira (Executivo); o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji; a chefe do Núcleo da Educação da CIC, Maristela Teodoro; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Educação, Simone Zampier; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a diretora da Escola Heitor de Alencar Furtado, Luciane Regina Gogola; e a vice-diretora Maria do Rosário Augusto Pereira.

Autor: SME | Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba.
Farol do Saber e Inovação Fernando Amaro de Miranda