Chegou o momento do recesso escolar: em breve estaremos juntos

    Publicado por:  Cristiane Fonseca

"Toda criança do mundo

Deve ser bem protegida

Contra os rigores do tempo

Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome

Criança tem que ter lar

Ter saúde e não ter fome

Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer

Nem questão de concordar

Os direitos das crianças

Todos têm de respeitar"  Ruth Rocha 1931

 

Chegou o momento do recesso escolar de julho para crianças e estudantes, previsto em calendário, será entre os dias 02 e 18 de julho. Neste período nossas crianças  terão disponíveis nos canais de TV aberta 9.2 e 4.2, e no canal do YouTube - TV Escola Curitiba, uma programação especial. Nos dias 02, 03 e 04 de julho poderão acompanhar a reapresentação das aulas exibidas nos dias 16, 17 e 18/03 de 2021. Entre os dias 05/07 e 18/07 serão reapresentadas videoaulas em uma programação integrada com vídeos culturais.

Nosso primeiro semestre foi de aprendizado para todos: crianças, adultos, profissionais da educação, entre outros. Nos encontramos nas entregas de kits alimentação e pedagógicos e nos sábados letivos. Encerramos esse semestre celebrando a vida e desejando estarmos juntos em breve.

 

Escolha dos pais: modelo de ensino híbrido ou remoto

A consulta para as famílias escolherem o modelo de ensino será disponibilizada de 19 a 23 de julho no site da Secretaria Municipal da Educação, como ocorreu no início deste ano, antes volta às aulas híbrida em fevereiro.

 

Atividades presenciais:

A partir de 2 de agosto, todos que optarem pelo formato híbrido poderão retornar para a sala de aula. Devido à pandemia do novo coronavírus, as famílias podem optar por dois formatos, o híbrido (presencial + videoaulas) ou o remoto (videoaulas e kits pedagógicos individuais).

 

Protocolo próprio: cuidados e respeito ao distanciamento 

Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais traz todos os cuidados necessários nas unidades da rede municipal de ensino.  O documento foi construído a partir dos estudos e planejamento de um comitê composto por 28 membros de diversos segmentos e validado pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal de Saúde.

O protocolo prevê uso obrigatório de máscara, distanciamento  de 1,5 metro, horários alternados de intervalo, uso de álcool gel, tapetes sanitizantes, interdição de bebedouros coletivos, aferição de temperatura, entre outros. A ocupação máxima será de 50% da capacidade, o que varia conforme o tamanho da escola. Para garantir os limites dentro das salas de aula, os estudantes serão divididos em grupos.

Veja os principais cuidados:

- Uso obrigatório de máscara para profissionais e estudantes
- Totens e frascos de álcool gel disponíveis
- Horários de entrada, saída, refeições e intervalos escalonados para evitar aglomerações
- Interdição de bebedouros coletivos
- Distanciamento social de 1,5 metro
- Desinfecção de mobiliário e materiais em geral com álcool 70%

Autor: Cristiane Fonseca | Fonte: CMEI Krasinski
00303182.jpg
Edson (Pré Único)
1/15