Com o objetivo de construir o significado dos números, compreendendo a sequência numérica e também compreender a reta numérica, a professora Talyta Gramkow Muller, na Oficina de Acompanhamento Pedagógico de Matemática, trabalhou a seguinte proposta com alunos dos 1º anos:
“Os alunos ouviram, dramatizaram e apreciaram a história da Chapeuzinho Vermelho, em seguida registram suas observações da história com desenhos, que foram utilizados na confecção do Jogo da Trilha da Chapeuzinho. Os alunos, pintaram e escreveram os numerais na trilha, com auxílio da professora e depois brincaram com o jogo.”
Durante a aula a professora registrou alguns comentários dos alunos como: “ Profe essa é a verdadeira história da Chapeuzinho Vermelho”; “ Profe a Chapeuzinho passou de novo na sua casa”; “ Será que a Chapeuzinho vai deixar docinhos pra nós Profe?”
As crianças se envolveram na dramatização da história e participaram do jogo, percebendo que a trilha percorrida pela Chapeuzinho até a casa da vovó estava ali representada no jogo.
Autor:
CEI Érico Veríssimo, EM
|
Fonte:
Profª Talyta G. Muller, Acomp. Ped. de Matemática