Chapeuzinho Vermelho e os números

    Publicado por:  Neusa Cavalheiro de Lima Camargo

      Com o objetivo de construir o significado dos números, compreendendo a sequência numérica e também compreender a reta numérica, a professora Talyta Gramkow Muller, na Oficina de Acompanhamento Pedagógico de Matemática, trabalhou a seguinte proposta com alunos dos 1º anos:

     “Os alunos ouviram, dramatizaram e apreciaram a história da Chapeuzinho Vermelho, em seguida registram suas observações da história com desenhos, que foram utilizados na confecção do Jogo da Trilha da Chapeuzinho. Os alunos, pintaram e escreveram os numerais na trilha, com auxílio da professora e depois brincaram com o jogo.” 

      Durante a aula a professora registrou alguns comentários dos alunos como: “ Profe essa é a verdadeira história da Chapeuzinho Vermelho”; “ Profe a Chapeuzinho passou de novo na sua casa”; “ Será que a Chapeuzinho vai deixar docinhos pra nós Profe?”  

     As crianças se envolveram na dramatização da história e participaram do jogo, percebendo que a trilha percorrida pela Chapeuzinho até a casa da vovó estava ali representada no jogo.

Autor: CEI Érico Veríssimo, EM | Fonte: Profª Talyta G. Muller, Acomp. Ped. de Matemática
00183354.jpg
aula Matemática
1/2