CEI PROFESSOR ANTONIO PIETRUZA COMEMORA 35 ANOS CONSTRUINDO SABERES E FORMANDO CIDADÃOS

    Publicado por:  Tatiane Gonçalves Justen

Hoje é dia de festa... Hoje é dia de comemorar...

Há exatamente 35 anos atrás nascia um gigante! Uma escola predestinada ao sucesso...

Que como muitas teria seus dias de batalha, teria seus dias de luta, teria seus dias de lágrimas...

Mas o que é o caminho do sucesso sem o ardor para se obter a conquista?????

As vezes na vida a caminhada parece difícil... mas para quem luta a vitória é certa!

É assim quando se tem uma equipe de funcionários que há anos vem consolidando seu objetivo, SOMOS GIGANTES!!!!!!!!

Assim como aquele ao quais as estruturas nos protegem...

Já estava escrito... Desde os primeiros alicerces erguidos...

Pietruza seria um vencedor! Pioneiro em muitas coisas... Primeira Escola Integral de Curitiba!

A pequena escola VILA TATUQUARA que em 1980 iniciou suas atividades com 212 alunos hoje se chama CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PROFESSOR ANTONIO PIETRUZA e conta agora com 680 educandos e 19 salas de aulas. Temos também 10 salas de PRÁTICAS EDUCATIVAS, antigamente chamadas de salas de OFICINAS.

Quantas histórias a serem contadas...

Quantas amizades iniciaram aqui, nestes corredores...

Quantas crianças passaram por nós... e não passaram em branco, ficou um pouco de nós neles.

Pois aqui eles não aprenderam só a ler e escrever! Aprenderem a segurar no garfo e faca, a cuidar da natureza, a respeitar a diversidade, a estimular a criatividade, aprenderam CIDADANIA...

Quantos profissionais maravilhosos, dedicados passaram por aqui... Sinto falta de muitos...

Muita coisa mudou e só melhorou...

Há muita coisa a dizer ainda desta Escola Maravilhosa que escolhi dedicar boa parte da minha vida... Mas hoje vou lhes contar um pouco de quem foi a pessoa Antonio Pietruza e um pouco do Histórico do nosso estabelecimento.

QUEM FOI ANTONIO PIETRUZA?

Nasceu na colônia Thomaz Coelho, no município de Araucária no dia 26/11/1889, sendo filho de Alberto e Anna Pietruza, imigrantes poloneses. Jovem, passou a residir nesta capital no bairro do Portão, onde seu pai estabeleceu comércio.

Antonio fez curso primário e mais tarde com sacrifício ingressou na Escola Normal do Estado do Paraná, sendo que em 06/04/1910 concluiu o curso para o magistério primário do Estado. Em 11/04/1910 foi nomeado professor normalista da Colônia Vera Guarany em São Matheus do Sul, em 05/03/1912, foi removido para o povoado de Umbará, sendo o primeiro professor oficialmente designado para aquela região, o qual se interessou muito pelos problemas do ensino sobressaindo-se no desempenho dessa honrosa missão pela cultura e capacidade profissional de que era possuidor.

Contraiu núpcias em 17/02/1912 com Maria Saporski, e então passou a residir em Umbará, cuja colônia era quase formada só por imigrantes italianos, que tinham no “Mestre” Antonio não só professor de seus filhos, mas também um orientador e conselheiro.

Devido a problemas pediu sua remoção para o bairro do Portão, onde além de lecionar, continuou os estudos tendo concluído o curso de Agrimensor. Assim em 14/04/1933, foi nomeado titular do 6º Comissariado de Terras, merecendo sempre elogios e as melhores referencias pela sua conduta. De reconhecida capacidade técnica, o que mais caracterizou sua pessoa foi a nobreza de sentimentos, a probidade funcional, a conduta ilibada, a retidão de caráter. Antonio Pietruza foi sobre tudo honesto. Jamais se aproveitou das facilidades face as suas funções para tirar proveito em negócios vantajosos e lucrativos. Sacrificou-se, bem como a própria família, mas não se comprometeu funcionalmente.

Antonio Pietruza faleceu com a idade de 66 anos, no dia 21/11/1955, com mais de 45 anos de relevantes serviços prestados ao Estado, sem nunca ter requerido os adicionais que tinha direito, pois era seu pensamento requere-los após sua aposentadoria, aplicando a importância na aquisição de um pequeno sitio, onde pudesse melhor gozar a sua aposentadoria, o que não veio a ocorrer. Ao falecer, deixou viúva a senhora Maria Saporski Pietruza e os seguintes filhos: Aracy, Ana Maria, Irene, Lilia, Waldir (falecido), Matilde, Terezinha, Alberto e Jurema.

Pela virtuosa simplicidade de sua pessoa, pela bondade de seu espírito, Antonio Pietruza, fez-se digno do respeito, da admiração e da homenagem de todos.

HISTÓRICO DO ESTABELECIMENTO

Através do decreto n° 777 o Prefeito Municipal de Curitiba Jaime Lerner criou a Escola Vila Tatuquara no dia 24/07/1980, sendo que a sua inauguração oficial foi no dia 29/08/1980, com 212 alunos.

Desde o início das atividades escolares a direção esteve nas mãos da professora Lina Maria Martins Moreira – Port. 506/80. Em 1981, a escola foi denominada Escola Professor Antonio Pietruza, pelo decreto 40/81 e pelo decreto nº 3271/83 a escola passou a se chamar Escola Municipal Professor Antonio Pietruza – Ensino de 1º grau.

No decorrer do ano de 1986, a escola foi escolhida para ser a primeira escola em horário integral do município, onde em 1987 ocorreu a construção do prédio com dois pavimentos. Em 14/10/1987 a escola integral foi inaugurada, a qual foi denominada de Pavilhão José Pires Braga, antigo professor do Colégio Estadual de Paraná, pelo então Prefeito de Curitiba Roberto Requião. Em 1992 a escola passou se chamar Centro de Educação Integral Professor Antonio Pietruza.

Por aqui passaram várias diretoras sendo assim desde a sua inauguração até os dias de hoje:

  • 1980 a 1987 – Lina Maria Martins Moreira (in memoriam)
  • 1988 a 1990 – Maria Tereza Coimbra Luehring
  • 1991 a 1991 - Assumiu a suplente Elizabete Rocha (Maria Tereza foi emprestada para o estado)
  • 1992 a 1996 – Jane Warcherski
  • 1997 a 2000 – Zuleide Simioni Ditzel
  • 2001 – Assumiu a suplente vice-diretora Maria Izaide Moletta
  • 2003 a 2010 – Maria Izaide Moletta
  • 2011 – Assumiu a suplente Mara Teresinha Dalla Chiesa (aposentadoria de Maria Izaide Moletta)
  • 2012 a 2014 – Tatiane Gonçalves Justen
  • 2015 a 2017 – Liza Maitê Ávila de Souza (em vigência)

Hoje contamos com 100 funcionários lotados entre manhã e tarde. Dentre estes há professores que dobram o padrão, ou seja, trabalham os dois períodos na escola, além de funcionários administrativos, apoios escolares e terceirizadas das empresas Higielimp e Rizotolândia. Temos também 3 estagiárias atuantes na Educação Infantil.

"BRAÇO FORTE" DO TATUQUARA TENHA UMA LONGA VIDA ABENÇOADA!

FELIZ ANIVERSÁRIO “CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PROFESSOR ANTONIO PIETRUZA” minha segunda casa, Te Amo!

Autor: Tatiane Gonçalves Justen - Antônio Pietruza, EM | Fonte: Tatiane Gonçalves Justen - Antônio Pietruza, EM
00080390.jpg
CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PROFESSOR ANTONIO PIETRUZA
1/35