CEI Lauro Esmanhoto na formação de cidadãos conscientes e responsáveis - todos pelo meio ambiente e contra o trabalho infantil

    Publicado por:  Denise Neuburger da Silva

   A professora de Prática de Educação Ambiental, Sônia Aparecida Rosa Stasiak, desenvolveu um trabalho onde os temas Incentivo à Reciclagem e Combate ao Trabalho Infantil, foram vistos e debatidos pelos estudantes do 4° ano C, 5° B e 5° C.

   Utilizando como disparador inicial ao assunto a revista de histórias em quadrinhos desenvolvida pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, do Ministério Público do Trabalho, onde há histórias como: “Lixão nunca mais!” que mostra a triste realidade de muitas crianças; “Da rua para escola”, história que demonstra a importância da escola para o desenvolvimento do cidadão; “O valor da compostagem”, através desta história os estudantes puderam entender como os restos de alimentos pode ajudar a melhorar hortas comunitárias; e a história “Hora de mudar as coisas”, onde aprenderam que a união e organização da comunidade é importante para o desenvolvimento do meio ambiente e do ambiente em que vivem, além da melhoria na qualidade da vida das pessoas.

     Pensando nestes temas vistos e colocando em prática todo o conhecimento adquirido durante as aulas, os estudantes dos 5° anos B e C, confeccionaram “lixeiras seletivas” para todas as salas do prédio do integral do CEI Prof° Lauro Esmanhoto, deixando como lição que devemos selecionar e realizar o descarte correto dos resíduos, melhorando a qualidade do ambiente escolar, do meio ambiente e conscientizando toda a comunidade escolar sobre esta importância, assim os estudantes que participaram deste projeto deram uma aula de cidadania e consciência ambiental! Segundo a professora Sônia, “as lixeiras seletivas confeccionadas pelos estudantes dos 5° anos, ficarão como um legado destas turmas para o CEI”, visto que é o último ano letivo deles na escola.

    Já os estudantes da turma do 4° ano C, colocaram a mão na massa e confeccionaram, com garrafas PET, cataventos coloridos, que são o símbolo do combate ao trabalho infantil.

    O colorido dos cataventos simboliza a diversidade racial. O catavento também é usado para dar a ideia de movimento e de união das forças na luta contra a exploração da mão de obra infantil.

     Os estudantes aprenderam sobre a importância em se combater o trabalho infantil, que muitas crianças infelizmente vivem esta realidade, mas que com perseverança e união entre todos os segmentos da sociedade este tipo de exploração pode (e deve!) se extinguir.

      Para finalizar estas atividades, a turma do 4° ano C criou, juntamente com a professora, o “Jardim dos Cataventos”, que tem por objetivo lembrar a toda comunidade escolar que o combate ao trabalho de crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos. 

Autor: Denise Neuburger da Silva | Fonte: CEI Professor Lauro Esmanhoto
00324789.jpg
Turma do 4° ano C e a Professora Sônia Stasiak no "Jardim dos Cataventos", representando a importância do combate ao trabalho infantil
1/5