CEI Lauro Esmanhoto é contemplado com caixa de criação das Abelhas Jataí da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

    Publicado por:  Sofia Caroline Weiber Martins

No dia 17 de outubro a Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto recebeu da Secretaria Municipal do Meio Ambiente a caixa de criação da abelha Jataí. A ação faz parte do Projeto Jardins de Mel que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar do meio ambiente, visto que as abelhas tem função fundamental para a manutenção da vida no Planeta Terra, por meio do processo de polinização. A ação é de suma importância para a preservação da biodiversidade, uma vez que, grande parte das espécies de abelhas estão ameaçadas de extinção.  

            As abelhas Jatái são pequeninas e sem ferrão e o mel produzido por essa espécie é fino, suave e levemente azedinho. Por isso, os estudantes do CEI Professor Lauro Esmanhoto passam a ser oficialmente os Guardiões das Abelhas Jataí na comunidade do Pilarzinho e devem colaborar com ações voltadas para o abrigo e proteção das abelhas.

            Para tanto, a equipe de Práticas de Educação Ambiental, Professora Eloísa Nonnenmacher Scremim, Marcia Goreti Stelmachuck Lucas e Sandra Rissardi, durante as aulas têm discutido com os estudantes a importância das abelhas para o nosso ecossistema e formas de cultivo e preservação da espécie. O estudante Enzo Rafael Polmonari do 3° ano B diz ter ficado surpreso com a chegada das abelhas na escola: “Fique surpreso e com medo, porque achei que elas tinham ferrão. Depois fiquei mais tranquilo porque a Professora Eloísa explicou que essa abelha Jataí não tem ferrão. Ela nos disse também que a polinização é quando a abelha pega o pólen de uma flor e derruba na outra e assim nascem novas espécies de flores. E os predadores da abelha são as aranhas, as lagartixas, as formigas, os pássaros e o homem porque ele faz queimadas, corta árvores e mata as abelhas.”

            “Os estudantes adoram o contato com as abelhas. No início houve um pouco de medo, mas com as pesquisas sobre as características das abelhas, os estudantes passaram a cuidar delas e reconhecer a sua importância. Tudo que a gente têm discutido em sala, durante as aulas, eles tem compartilhado com os amigos e familiares. É bem legal,” ressalta a Professora Eloísa.     

            Quem quiser conhecer as espécies de abelhas nativas sem ferrão pode visitar os Jardins de Mel espalhados pela cidade nos parques Barigui e Tingui, no Bosque Reinhard Maak, no Museu de História Natural, no Jardim Botânico, na Casa de Acantonamento do Zoológico de Curitiba, no Solar do Rosário e agora na Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto!   

Autor: Sofia Caroline Weiber Martins | Fonte: CEI Prof. Lauro Esmanhoto, EM
00258054.jpg
Abelhas Jataí
1/5