CEI Lauro Esmanhoto apresenta seus trabalhos no III Seminário de Educação em Direitos Humanos

Publicado por:  Sofia Caroline Weiber Martins

Nos dias 24, 25 e 26 de setembro acontecerá na Biblioteca Pública do Paraná na Rua Cândido Lopes, n° 133, no centro de Curitiba, o III Seminário Municipal de Educação em Direitos Humanos de Curitiba, II Fórum Transformando Realidades: Equidade na Educação e II Fórum da Rede de Proteção com o objetivo de aprofundar e ampliar as reflexões sobre políticas educacionais afirmativas de prevenção, promoção, proteção, defesa e reparação de direitos humanos.

A Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto realizará a exposição dos trabalhos realizados durante o ano na Biblioteca Pública do Paraná e no Edifício Delta, situado na Avenida João Gualberto, n° 623, no bairro Alto da Glória.

A Professora Eloisa Nonnenmacher Scremin apresentará os trabalhos realizados com os 1° ano C, 2° ano B, 2° ano C e 3° ano B durante as aulas de Práticas de Educação Ambiental. Os estudantes foram levados a refletir sobre a desigualdade social, a fome e pobreza. Foram proporcionados momentos de rodas de conversa e trocas de experiências vividas pelas próprias crianças, culinárias reaproveitáveis e saudáveis com cascas de frutas para sucos naturais assim como atividades para despertar o cuidado quanto ao desperdício de alimentos na escola, como também da importância das campanhas de doação para quem necessita. De acordo com a Professora Eloisa: “Nas aulas de Práticas de Educação Ambiental foi essencial abordar o tema da desigualdade social, fome e desnutrição pois é uma realidade existente em nossa comunidade escolar que despertou nos estudantes o cuidado com o desperdício de alimentos e a vontade de ajudar quem precisa. ”

Já a Professora Kayane Celise Antoniacomi, durante as aulas de Práticas Artísticas, repertoriou os estudantes dos 1° ano C, 2° ano B, 2° ano C e 3° ano B com muitas imagens, vídeos e histórias sobre a cultura dos povos indígenas e seus modos

de vida. Com argila foram modelados vasos, colares e utensílios. Por meio da história “Abaré”, os estudantes conheceram a Lenda do Guaraná e realizaram grafismos indígenas com tinta guache e pó de café. Em relação a história e cultura africana e afro-brasileira os estudantes conheceram o Baobá, confeccionaram máscaras africanas e as casas dos povos Ndbeles. “Durante as aulas de Práticas Artísticas os estudantes verbalizaram suas hipóteses iniciais e levantaram questionamentos sobre a cultura indígena, africana e afro-brasileira. O envolvimento dos estudantes com o trabalho foi bastante significativo”, ressalta a Professora Kayane.

E a Professora Livete Kindlemann de Arte apresentará o trabalho realizado com o 4° ano B sobre Arte Afro-Brasileira que tem como tema: “Abrindo Portas para a Mulher Afro-Brasileira”. Para desenvolver o trabalho a Professora Livete forneceu aos estudantes papelão, chaves, miçangas, giz molhado e betume e utilizou as técnicas de pintura, rasgadura, colagem, desenho e textura.

Não deixe de prestigiar as exposições na Biblioteca Pública do Paraná e no Edifício Delta! Os trabalhos dos nossos professores e estudantes está maravilhoso!

Autor: Sofia Caroline Weiber Martins | Fonte: CEI Prof. Lauro Esmanhoto, EM
Aprsentação Direitos Humanos 2019