CEI EM Júlio Moreira - 1ª Festa da Itália

    Publicado por:  Sandra Regina Dalla Stella Souza Lima

A Fundação Cultural e o NRE- Santa Felicidade, em parceria com o Programa Linhas do Conhecimento, proporcionaram aos estudantes  do 5º ano, da EM CEI Júlio Moreira, uma aula de campo no Palácio Garibaldi, na 1ª Festa da Itália.

A programação da 1ª Festa da Itália, que irá até o dia 28/06, conta com apresentações de danças, músicas, exposições da cultura italiana e da história da imigração desse povo, em Curitiba.

No Palácio, os estudantes ouviram a história da imigração, desde a saída da Itália até a chegada ao Brasil. Aprenderam sobre a fundação do Palácio Garibaldi, ouviram a lenda da Bruxa Befana, que faz parte do folclore italiano, contada por dois integrantes do grupo folclórico, Ítalo Brasileiro, de Santa Felicidade. 

Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer a história de Santa Felicidade, contada por uma moradora de 86 anos. A “nonna” falou sobre construções e pessoas que fizeram e fazem parte da história desse bairro.

E, para ampliar ainda mais os conhecimentos adquiridos, os estudantes fizeram a rota de retorno pela Manoel Ribas, passando por Santa Felicidade. A professora regente da turma e a professora Sandra, do Programa Linhas do Conhecimento, fizeram a mediação, lembrando o que a nonna contou e mostrando as construções que foram mencionadas.

Nossas crianças tiveram uma manhã diferente, cheia de encantos e de uma aprendizagem imensurável.

Autor: Sandra Dalla Stella - NRE Santa Felicidade | Fonte: NRE Santa Felicidade
00224997.jpg
CEI EM Júlio Moreira - 1ª Festa da Itália
1/16