Ingredientes:
- 19 professores de Educação Infantil
- Parceria da E.P.A
- Interesse das crianças
- Planejamento dos profissionais
- Reflexão sobre a ação
Reúna todos os ingredientes num ambiente acolhedor, convidativo e deixe-os explorar. Depois compartilhe as práticas cotidianas das crianças, que merecem destaque. Valorize-as e leve a exposição para dar o ponto. Polvilhe com reflexão e novo olhar sobre a prática!
Sirva-o acompanhado de todos os outros dias de trabalho letivo! Deguste saboreando essa experiência.
Foi assim nosso estudo 22-09, sobre documentação! Cada profissional no dia anterior criou uma receita de chá, ou suco que deixasse seu dia bem! Os ingredientes foram registrados e deixados nas xícaras que usam no café diário no CMEI. O ambiente estava preparado para um café recheado de poesia e inspirações. Tinha pães para alimentar o corpo e outro para nutrir a alma (fatia de pão de papel que deveria ser recheado com frases escolhidas e oferecidas ao colega)
Materiais comprados para deixar o cotidiano das crianças mais interessante, foram expostos para conhecimento e exploração dos profissionais: baú de fantasia, livros infantis, apitos com sons de animais. Data show e cadeiras nesse momento deram lugar a tapetes, almofadas e muitas explorações.
A manhã foi para compartilhar as práticas de destaque de cada turma para todos os profissionais terem a possibilidade de ajudar na indicação de trabalhos para o Seminário da Educação Infantil. Conhecer as práticas que estão em desenvolvimento na unidade, oportuniza o envolvimento de todos no processo de continuidade, potencializa as possibilidades de trabalho com as sugestões da equipe. Destacamos que no nosso MENU principal estão as crianças!
Autor:
São Carlos, CMEI
|
Fonte:
Profissionais do CMEI São Carlos