Cápsula do tempo guardará por 5 anos desejos de estudantes no Farol do Saber Heitor Stockler de França

    Publicado por:  Andreia Luciana Batista

Estudantes das turmas de 3.º ano da Escola Municipal Araucária, no Bairro Alto, finalizaram neste mês de dezembro um importante projeto de ciências. Reunidos em duas turmas com 58 crianças, o grupo confeccionou uma cápsula do tempo, onde ficarão guardados os desejos dos estudantes pelos próximos cinco anos. A intenção é reuni-los depois deste período para a reabertura.

 

O projeto “Cápsula dos Sonhos” fez parte de uma das ações promovidas pela professora Aline Martins, nas aulas de ciências que durante aproximadamente dois meses abordou conceitos sobre as fases da vida. “Nosso objetivo com esta sequência didática foi conhecer uma pouco mais sobre a história dos seres humanos no planeta e valorizá-la, já que foi construída por nossos antepassados e por nós”, disse Aline.

 

Entre outras atividades as crianças entrevistaram idosos da comunidade escreveram as histórias ouvidas sobre o passado para depositá-las na cápsula do tempo. Junto com os relatos de vida os estudantes depositaram seus desejos para o futuro. “Eles montaram as próprias cápsulas individuais, em garrafas PETs, que foram colocadas em um tambor de construção enfeitado e lacrado, para ficar guardado pelos próximos cinco anos”, disse Aline.

 

A integração com outros conteúdos e componentes curriculares aconteceu durante todo o projeto. Assim como a relação que fizeram com o conteúdo de astronomia, por isso a escolha de colocar os relatos na capsula do tempo, os estudantes dialogaram com as disciplinas de história, matemática, português e arte.

 

“Foi emocionante trabalhar em grupo com os colegas de turma e contar histórias de pessoas mais idosas”, disse Beatriz Ribeiro, de 8 anos.

 

Para a professora Aline, a mediação de aprendizagens interligando o conhecimento é o grande desafio da educação. “Nesta experiência ocupei, assim como as crianças, o lugar de aprendiz e juntos reacendemos o ato de sonhar”, disse a professora. “Nos deparamos com o passado, presente e futuro, nunca desacreditando que o conhecimento é a única engrenagem que movimenta a vida”, completou.

 

A cerimônia de fechamento da cápsula foi na sexta-feira (12) e durante o período de cinco anos, ela ficará guardada no Farol do Saber Heitor Stockler da França, que fica na Escola Municipal Araucária, no Bairro Alto.

Autor: Escola Municipal Araucária | Fonte: Cidade do Conhecimento
00056616.jpg
Cápsula do tempo guardará por 5 anos desejos de estudantes
1/3