CANTOS COLETIVOS

    Publicado por:  Andressa Veloso da Veiga

     Segundo os Referencias para o Estudo e Planejamento na Educação Infantil da RME Cantos de Atividades Diversificadas são espaços de brincar organizados previamente por adultos ou por adultos e crianças, de modo que estas tenham várias possibilidades de atividades simultaneamente.

            Para as crianças, as brincadeiras em cantos, possibilita a representação de um papel real, onde elas dão significado a objetos e situações podendo então vivenciar momentos do seu cotidiano como ser mamãe na casinha, embalar o bebê, martelar como o pai, ou cabelo no salão.

            Nesses momentos, as crianças aprendem também a resolver conflitos e trocar com seus pares ideias e soluções para o melhor desenvolvimento da brincadeira.

            Este ano no nosso CMEI iniciou um Projeto institucional de Cantos Coletivos, onde 1 vez na semana os cantos de atividades diversificadas são montadas e todas as crianças do CMEI brincam juntas no canto que preferir.

            Essa experiência está sendo muito positiva, pois tanto profissionais, quanto crianças, se envolvem intensamente desde o montar os cantos, representar os papéis e saber finalizar a brincadeira, fazendo quando desejam o rodízio entre elas.

Autor: Santa Felicidade, CMEI | Fonte: Mariliz de Oliveira
00009087.jpg
Cantos Coletivos Diversificados
1/1