Canto da Diversidade

    Publicado por:  Raissa Gabriela Ferraz

O CMEI Professor Riad Salamuni vem desenvolvendo ao longo do ano atividades voltadas para os Direitos Humanos elencando como chave elementos da Cultura Afro e Indígena.

No Hall de entrada do CMEI é possível encontrar um Canto de Direitos Humanos o qual traz informações sobre personalidades, apresenta elementos dessas culturas, disponibiliza livros infantis que abordem o tema e expõem atividades realizadas pelas crianças relacionadas as Culturas.

O Canto oferece diferentes conteúdos com o intuito de ampliar o repertório cultural das crianças, das famílias e da comunidade valorizando e reconhecendo alguns elementos diretamente ligados à nossas origens.

As turma de Maternal I e II adentraram aos temas cada uma a sua maneira, a música e a culinária fizeram parte da abordagem, bem como os jogos corporais e brincadeiras obtidas por meio de cursos dados às profissionais.

Na música foram apresentado instrumentos como Berimbau e tambores, assim como partituras corporais como Afoaxé. Na culinária as crianças confeccionaram bolos de fubá e de cenoura, os quais as famílias foram convidadas a saborear no CMEI junto às crianças.

Além desses elementos, a literatura infantil se fez presente em ambas as turmas, o Maternal I explorou a história da “Princesa Africana” de Celso Sisto e acrescentou no Canto, dois bonecosfeitos de pano representando a princesa e seu príncipe, com roupas coloridas confeccionadas pelas crianças.

Nas últimas semanas, a turma do Maternal II conheceu a história da “Bruna e a Galinha D´angola” de Gercilga de Almeida, a qual instigou as crianças a explorarem argila como forma de expressão, bem como a confecção de panôs para brincadeiras de sala. As bonecas Abayomi e as brincadeiras africanas já fazem parte do repertório de brincadeiras das crianças.

A cada dia nossas crianças conhecem mais coisas e exploram as diferentes áreas de formação a partir de um novo olhar para os Direitos Humanos.

Autor: Professor Riad Salamuni (Diadema II), CMEI | Fonte: CMEI Professor Riad Salamuni
00153260.jpg
Direitos Humanos
1/9