Cantinho do Mama Nenê no Cinderela

Publicado por:  Priscila Sfeir Ratacheski Lourenço

No final do mês de agosto, as crianças da turma do Pré II tiveram uma palestra muito especial com Naia Obelar (https://www.facebook.com/naiaobelar), doula – especializada em dar o suporte físico e emocional a mulheres antes, durante e após o parto -,  mãe da criança Aruã da mesma turma, convidada pela unidade a fazer uma fala para as crianças sobre a amamentação. Naia trouxe às crianças imagens de diversos mamíferos sendo amamentados por suas mães, e depois de mães de diversas etnias amamentando. Na sequência levou as crianças a refletirem quais as características positivas da amamentação, como o carinho, o aconchego, e a refletirem sobre qual leite tem mais vitaminas, o materno ou a fórmula servida na mamadeira. Ao final, cada criança recebeu uma boneca de pano para acalentar como se fosse seu próprio bebê.

A escolha do tema teve em vista o trabalho que o CMEI Cinderela vem fazendo desde que ingressou no Programa Mama Nenê, que trata do incentivo ao aleitamento materno nos CMEIs e CEIs Conveniados com a Prefeitura Municipal de Curitiba, a partir da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Saúde. Desde a implementação do programa na unidade, já foram realizadas ações como: adaptação de um espaço para melhor atender a quem precise amamentar; reunião de sensibilização da comunidade sobre a importância da amamentação e apresentação do espaço adequado existente na unidade para esse fim; orientações sobre o programa Mama Nenê para as matrículas realizadas desde o segundo semestre deste ano; e a preparação de um cantinho especial do Mama Nenê ambientado na turma do Pré II para as crianças brincarem.

Após a sensibilização realizada com as crianças, é perceptível que brincam com mais carinho e cuidado no novo espaço preparado para eles, tanto os meninos quanto as meninas cuidam do cantinho do Mama Nenê e em diversos momentos do dia recorrem a ele para acalentar as bonecas como se fossem seus bebês.

Autor: Priscila Sfeir R. Lourenço | Fonte: Cinderela, CMEI
Programa Mama Nenê no CMEI Cinderela