Cantar o Hino Nacional não é só na Copa do Mundo! Estudantes do CAIC Bairro Novo cantam o hino nacional na escola.

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Há pouco tempo assistimos pessoas emocionadas em estádios de futebol  ao cantarem o Hino Nacional. Toda comoção em torno do tema levou á reflexão sobre o papel dos hinos nacionais como fortes símbolos da pátria e é fundamental que todo cidadão saiba cantá-lo corretamente. Nosso hino que é de 1831  teve a letra composta por Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva esteve meio esquecido mesmo em instituições escolares.

Muitas escolas, especialmente as de grande porte como o CAIC Bairro Novo que tem quase 2000 mil estudantes matriculados, procuram a logística mais adequada para viabilizar este importante momento de valorização do patriotismo que precisa ser permanente e não esporádico, apenas em competições esportivas.

A equipe do CAIC Bairro Novo viabilizou uma escala para que todos os alunos do 6º ao 9º ano e os estudantes do 1º ao 5º ano cantem o hino. A cada semana as turmas de uma série se perfilam para cantar o hino nacional. Hoje foi o dia dos 6ºs anos da manhã cantarem o hino. Nao dia 7 de agosto quinta- feira as turmas da tarde terão seu momento cívico, as turmas do 1º ao 5º ano cantarão o hino logo na entrada e os 6ºs anos da tarde no retorno do recreio.

Acompanhados pelas professoras Maúna de Língua Portuguesa, Eliana Mendes e Fernanda Coitinho de Matemática e a professora Virgínia de Ciências as turmas dos 6ºs anos da manhã se prepararam  para o momento cívico, juntamente com as mediadoras Tatiana Cabreira Conci e Nefertite Amorim, além do vice-diretor Pedro Rodrigo de Andrade. Professoras, mediadoras e o vice-diretor orientaram a postura corporal adequada para cantar o hino, além da etiqueta adequada. Para saber mais clique aqui

A mediadora Nefertite Amorim iniciou o momento cívico contando para os estudantes a história do discípulo que tenta enganar o mestre. Com um fundo bastante reflexivo a história ensina que as respostas que buscamos sempre estão dentro de nós, e que a paz e respeito aos outros e a si mesmo estão sempre nas nossas mãos.

A mediadora escolar  Tatiana Cabreira Conci, que também é professora de História, comentou com os estudantes a respeito do Hino da Independência do Brasil, que no mês de setembro será cantado juntamente com o Hino Nacional.

Para a professora de Matemática do CAIC Bairro Novo Fernanda Coitinho, o retorno do hino nacional “foi ótimo, sempre me emocionei ao cantar o hino,os estudantes precisam cantá-lo corretamente e irei trabalhar a letra do hino nas minhas aulas também.”

Essa foi a primeira vez que os estudantes cantaram o hino nacional no segundo semestre  e para o vice-diretor Pedro Rodrigo de Andrade “ foi um momento cívico maravilhoso pois os professores e estudantes participaram ativamente e as mediadoras Nefertite e Tatiana estão á frente desse trabalho que certamente irá contribuir para a disciplina da nossa escola de forma geral”.

Nossos estudantes foram impecáveis durante o momento cívico e como colocou a mediadora escolar Nefertite “a aceitação dos estudantes foi muito positiva” e assim como o vice-diretor Pedro, a mediadora acredita em resultados muito positivos no que diz respeito á disciplina.

No calendário de eventos da Página do CAIC Bairro Novo, os leitores encontrarão as datas em que cada série irá cantar o hino nacional. E para aqueles que tem dúvida referente á alguma parte da letra do hino a professora de Língua Portuguesa dos 7ºs anos, Márcia Hilberath lembra que a letra está disponível em todos os livros didáticos que estão na escola.

Parabenizamos as mediadoras Nefertite e Tatiana e de forma especial aos nossos professores e estudantes pelo sucesso do momento cívico em nossa escola.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública de qualidade agradece!

 

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
00042512.jpg
hino
1/10