Curitiba lança a Campanha de Valorização à Pessoa Idosa
Em uma iniciativa conjunta, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), a Prefeitura Municipal de Curitiba e a Fundação de Ação Social (FAS) lançaram uma emocionante campanha de comunicação para homenagear e valorizar as pessoas idosas residentes na cidade.
A campanha, que pode ser apreciada nos pontos de ônibus, TVs do transporte público e terminais, rádios, sites e redes sociais, tem como foco dizer que envelhecer em Curitiba é sinônimo de aproveitar a vida e desfrutar tudo aquilo que a cidade oferece. O material publicitário, inclusive, mostra pessoas idosas reais que vivem na capital. Todas elas demonstrando como aproveitam a cidade em grupo, na companhia de familiares, de amigos, dos seus companheiros e até mesmo sozinhas.
Um dos exemplos inspiradores é o de Maria Luiza de Souza, 71 anos, uma estudante dedicada que frequenta a modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal dos Vinhedos.
Segundo Roberta Cristina Pivatto Borges, presidente do CMDPI, a campanha é parte de um esforço maior para valorizar os idosos da cidade. Ela explica que a ação teve início em 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, uma continuidade no quarto domingo de julho, em comemoração ao Dia dos Avós, e terá mais três etapas, em 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio; 21 de setembro, Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer; e 1º de outubro, Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso.
A campanha pretende não apenas enaltecer as conquistas e vivências das pessoas idosas, mas também conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar e cuidar dessa parcela tão valiosa da população. Curitiba, enquanto cidade educadora, valoriza a equidade e a inclusão.
Autor:
Antonia Claudia Camargo - Conselheira no CMDPI
|
Fonte:
Gerência de Educação de Jovens e Adultos