Campanha de estudantes arrecada lacres de alumínio em lição de solidariedade

    Publicado por:  Marli Lopes Rolim

Campanha de estudantes arrecada lacres de alumínio em lição de solidariedade

Postado por: TÁLITA RASOTO 
Fonte: 
Data de publicação: 04/05/2015

        Uma grande lição de cidadania e preservação ambiental vai ser dada na tarde da próxima quinta-feira (07) na Escola Municipal Lina Maria Martins Moreira, no Campo Comprido. Os estudantes vão doar lacres de latinhas de alumínio que serão usadas para a compra de uma cadeira de rodas para a Instituição Pequeno Cotolengo, que abriga pessoas carentes com deficiência múltiplas.
      Os lacres de alumínio foram arrecadados durante uma mobilização iniciada no ano passado, com a participação dos 315 estudantes da escola, durante as aulas de práticas ambientais. Os meninos e meninas coletaram em suas casas e na comunidade aproximadamente 220 mil lacres, o suficiente para encher 110 garrafas PET de dois litros.
      Os anéis de alumínio usados para lacrar as latas têm valor comercial, pois podem ser usados reaproveitados na indústria metalúrgica onde são transformados em outros produtos feitos de alumínio. Além de assegurar o recurso para a compra da cadeira de rodas, a ação das crianças é também uma prática que combate o descarte do metal no meio-ambiente.
        A campanha de arrecadação faz parte de uma das medidas da escola para ajudar os internos do Pequeno Cotolengo, que fica próximo à escola e abriga pessoas abandonadas pelos familiares. As garrafas preenchidas com os lacres serão entregues para representantes da instituição, durante uma cerimônia que acontecerá às 15 horas, na escola, para simbolizar a mobilização feita pelos estudantes.
         Entre os estudantes que estarão na cerimônia está Matheus Mesquita Bejes, de 8 anos, um dos mais animados durante o processo de arrecadação dos lacres. “Eu e minha vó passávamos pelas ruas recolhendo os lacres e avisamos os vizinhos sobre a campanha”, diz o estudante.
        A sensibilização e solidariedade foram debatidas nas aulas da professora Ana Carolina Furlanetto, que realiza com os estudantes atividades para conscientização sobre a melhoria do meio ambiente e solidariedade entre as pessoas. “As crianças estão colaborando com o bem-estar delas próprias e dos vizinhos que vivem no Pequeno Cotolengo a partir de atitudes positivas como esta”, disse Ana Carolina.
      Para a professora, o fato de a escola estar próxima geograficamente da instituição e saber a história de vida das pessoas que moram lá foi fundamental para o sucesso da mobilização. A articuladora da educação integral na escola, Eveline de Oliveira, diz que o diferencial da campanha é o entendimento que as crianças passam a ter sobre o ambiente em que vivem e a melhor forma de ajudar pessoas com necessidades especiais.
       Keila Peretiako, de 6 anos, só tinha um desejo depois da arrecadação dos lacres. “A cadeira vai melhorar muito o dia a dia dessas pessoas”, disse a estudante.

Autor: Tálita Rasoto | Fonte: www.cidadedoconhecimento.org.br
00064140.jpg
Uma grande lição de cidadania e preservação ambiental vai ser dada na tarde da próxima quinta-feira (07) na Escola Municipal Lina Maria Martins Moreir
1/6