"Arte desenvolve a parte da criatividade, pelo fato da expressão artística estar totalmente ligada à imaginação. Conforme a BNCC essas propostas possibilitam que a criança descubra um mundo cheio de cores, linhas, formas, sentimentos, simbolizando experiências e adquirindo atitudes fundamentais para seu desenvolvimento, como a sensibilidade e o senso crítico. Também, estimula a comunicação, a criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças."
Para a proposta "Caminhos da arte" foi utilizado tintas guache coloridas, pincéis, rolos, escova de dente, esponjas, burrifadores, TNT, caixa de papelão, papel crepom de várias cores, água, recipientes, folhas de cartolinas e carretéis. Organizamos o espaço externo com os materiais descritos a cima, para que a criança se sinta pertencente ao lugar. Conversamos com as crianças e foi apresentado todos os recursos que seria utilizado. Após, as ricas experiências, as professoras escutaram algumas indagações das criancas, como a Laura falou:
" - Pof cadê o plástico pra pisar??"
Durante a proposta, as professoras ficaram com o coração alegre, pois, ao ver os rostos de felicidade das crianças foi a melhor sensação de proposta feita com amor.
"A criança é feita de CEM,
A criança tem
CEM mãos,
CEM pensamentos,
CEM modos de pensar, de jogar e de falar,
CEM sempre,
C
E
M"
Lóris Malaguzzi
Autor:
Professoras Amanda e Fabiana, Maternal II A.
|
Fonte:
CMEI Conjunto Itatiaia