Caminho da Roça

    Publicado por:  Marilia Costa Jordao

Chiclete, bala, chocolate, doces e salgadinhos em geral são comuns na alimentação da maioria das crianças de hoje em dia. Ao mesmo tempo em que agradam o paladar, acabam prejudicando a saúde, sofrendo com a falta de vitaminas e minerais necessários para o desenvolvimento dos pequenos, justamente na fase que mais necessitam de uma alimentação saudável e balanceada.

Pensando nisso, os alunos do 3ºB e 3º C, juntamente com as professoras de Práticas Ambientais: Janaina Boschilia e Vera Lucia Alves de Souza, tiveram a oportunidade de visitar o “Caminho da Roça”, um programa de educação nutricional que proporciona aos alunos a experiência de uma visita direta ao produtor. O programa foi criado pela empresa Risotolândia Serviços de Alimentação, empresa que fornece refeições para diversas escolas públicas e Região Metropolitana.  

Durante o passeio, os alunos puderam relacionar o conteúdo, discutido também nas aulas de Ciências, despertando ainda mais o interesse pelo cultivo das verduras, estimulando o consumo diário de alimentos saudáveis.

Ao chegarem no local, os estudantes receberam um lanche e escutaram atentamente a palestra realizada pela nutricionista da Risotolândia, que explicou noções básicas de higienização das mãos, hortifrútis e os grupos de alimentos. Após a palestra, todos vestiram um avental para não sujar as roupas e colocaram um chapéu de palha, entrando de vez no clima da roça. Já nos canteiros, os alunos conheceram o cultivo, os cuidados com as mudas, formas de colher, o nome dos vegetais, os nutrientes e benefícios de cada um deles.

Depois do passeio, cada aluno recebeu uma carteirinha com os dados e 10 dicas para uma alimentação saudável, um certificado de participação e uma muda de hortaliça, que foi plantada na horta da escola.

O resultado deste trabalho é uma grande satisfação em saber que após as atividades as crianças passam a se alimentar com mais frutas, verduras e legumes, estendendo esse hábito também em casa, deixando todos satisfeitos e saudáveis.

 

 

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Janaina Boschilia e Marilia Jordão
00066699.jpg
cvsdfb
1/4