Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Camerata da UTFPR visita EM Pilarzinho

Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

No último dia 12 de abril, a Escola Municipal Pilarzinho recebeu a visita da Camerata da Universidade Tecnológica Federal do Paraná composta por 10 integrantes que tocaram para os estudantes, entre outras músicas, alguns clássicos do cinema infantil como “A pequena Sereia”, “Shrek” e "Tarzan".

Com uma apresentação de aproximadamente 50 minutos, que foi transmitida ao vivo pela página da escola, os alunos acompanharam cenas dos filmes no telão e tiveram uma aula sobre os instrumentos de corda que compunham a orquestra, indo dos instrumentos mais agudos como a viola e o violino, aos mais graves com o violoncelo e o contrabaixo clássico.

Para as alunas Kauany Vitória Artigas da Silva e Emanuelly Machado Bueno, do 3º ano, a apresentação foi muito legal e interessante, “pois eu aprendi que cada instrumento tem uma família diferente”, afirma Kauany e “que para se fazer uma música, todos precisam tocar numa ordem certa, o ritmo tem que ser o mesmo, não pode nem ser muito rápido e nem muito lento”, disse Emanuelly.

A apresentação corrobora o desenvolvimento musical dos estudantes que possuem aulas de musicalização e expressão corporal no contraturno com a professora Fernanda Lozovey. Dando continuidade, a escola leverá os estudantes do Integral para assistirem a Orquestra Sinfônica do Paraná, no Teatro Positivo, aula de campo que será realizada em parceria com o Programa Linhas do Conhecimento.

Autor: Gustavo L. de S. Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM
Camerata da UTFPR visita EM Pilarzinho